ALERTA: Este artigo pode conter spoilers sobre a segunda parte da última temporada.
Se o tema ‘Running Up That Hill’, da cantora britânica Kate Bush, subiu inesperadamente aos tops de vendas e de streaming nos Estados Unidos e um pouco por todo o mundo depois de passar em várias cenas da primeira parte da quarta temporada de Stranger Things, o fenómeno voltou a repetir-se na passada sexta-feira, com a estreia da segunda parte da última temporada da série original da Netflix. ‘Master of Puppets’, música que integra o álbum homónimo de 1986, da banda norte-americana Metallica, está a ser tocada mais vezes na plataforma de streaming de música Spotify desde que foi usada na ´serie,
A explicação? Talvez por ser usada numa das cenas mais fantásticas do último episódio. É que, segundo o Spotify, a música da banda que atua a 8 de julho no festival NOS Alive, em Oeiras, teve mais 237% de streams do que o habitual no dia depois após a série se ter estreado.
No dia após a estreia do último episódio da quarta temporada, a música teve mais 237% de
streams do que num dia normal em Portugal, o que se traduz em 3,4 vezes mais streams do
que a média”, detalha a plataforma.
O Spotify aproveitou a ocasião e criou uma playlist inteiramente dedicada à série criada pelos irmãos Matt and Ross Duffer, que inclui as músicas utilizadas em cenas da temporada final.
A 30 de maio, quando se estreou o primeiro capítulo da quarta temporada, o stream de ‘Running Up That Hill’ no serviço de áudio aumentou 8700% a nível global, revela agora o Spotify. Segundo os dados revelados pela empresa, em Portugal, o número de vezes que música de Kate Bush foi tocada cresceu 1600%.
A supervisora de música de Stranger Things, Nora Felder, explicou à Variety que a escolha da música dos Metallica foi feita pelos irmãos Duffer, ainda numa fase de pré-produção. “Foi outra daquelas músicas ‘que tinha de ser’”, disse, citada pelo mesmo site. “Esta parte da história foi antecipada para ser um momento pivotal e uma cena de levantar os cabelos, na qual Eddie heroicamente enfrenta luta da sua vida”, antecipou.
James Hetfield, líder dos Metallica, refere que a música, considerada um dos grandes clássicos da banda, é sobretudo sobre drogas e sobre como as adições têm o poder de controlar as pessoas. Para Felder, por sua vez, tudo faz sentido na escolha da música – já que Vecna, o antagonista da série e a as drogas, a que 'Master of Puppets' faz alusão, são próximos. “Partilham similitudes no facto de que ambos têm poderes para roubar às pessoas os seus poderes.”