São conhecidos como os loucos anos 20, termo com que nos habituámos a falar da década de 1920, um período de prosperidade económica, de efervescência cultural em muitos lugares do mundo, de chegada de uma nova mentalidade e da vontade de se viver os grandes prazeres da vida. Anos vividos ao som do jazz e da estética de um Grande Gatsby.
O glamour desses tempos inspira o ambiente do novo Real Pérola By Olivier, assinado por Camilla Degli Esposti, conhecida pela visão criativa de aplicar conceitos de Alta-Costura em projetos de design de interiores. Numa antiga padaria histórica, junto ao Largo do Rato, em Lisboa, nasce este restaurante onde o luxo convive com a autenticidade e a tradição com um sentido de sofisticação contemporânea. E a experiência que se pensava ser só gastronómica, começa logo por nos envolver em cada detalhe da decoração, dos tetos pintados à mão, aos tecidos e texturas ricas, ao piso de mosaico de mármore, uma elegância intemporal que faz deste lugar, simplesmente, bonito.
Depois…a sensação de um jantar tranquilo e intimista como há muito não tínhamos. Com espaço entre as mesas para que as conversas não se cruzem e com espaço para nos receberem com atenção e simpatia ao longo de toda a noite. Mas vamos à gastronomia e a do Real Pérola by Olivier é para os apreciadores do melhor que o mar português tem para oferecer.
Escolhemos a Sala Principal onde o balcão central permite assistir à técnica e precisão com que os Chefs preparam o marisco que pedimos da carta que é uma verdadeira ode ao mar. Começamos com ostras e gamba da costa. E embora não faltem pratos principais, como o Arroz de Marisco ou a Pata de Caranguejo Real ou Vieiras Trufadas, optamos por uma experiência apenas de entradas. Escolhemos de seguida Ligueirão Shishô, Camarão à Guilho e claro, pão torrado a acompanhar o Casco de Sapateira. A fechar a refeição, seguimos a sugestão de experimentar o Bolo de Chocolate.
“É um espaço que se distingue de tudo o que já criámos. É um conceito inovador na gastronomia portuguesa, um Snack-Mar onde muitos pratos podem ser saboreados com as mãos. Queremos homenagear o nosso mar e os nossos antepassados com elegância e qualidade, tanto no sabor quanto no serviço. O Real Pérola é, sem dúvida, o novo tesouro culinário de Lisboa.” As palavras são do chefpreneur Olivier da Costa, nós só podemos acrescentar que o Real Pérola by Olivier acaba de entrar na nossa lista de favoritos da capital.
Vê a galeria de imagens.