A Beleza Não Tem Idade X Santa Casa da Misericórdia. Fotografia: Luís Gala
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A ModaLisboa prova que "A Beleza Não Tem Idade"

Num dos desfiles que marcou o primeiro dia da ModaLisboa, a idade foi posta de parte e houve apenas uma contagem a ser feita: o número de gerações que arrasaram na passerelle.

Alguma vez te perguntaste o que é isso de a beleza ter idade? Podíamos sugerir uma reflexão sobre alguns estereótipos que inevitavelmente nos acompanham, mas a ModaLisboa antecipou-se e desconstruiu-os no arranque do evento. Para a passerelle de um dos primeiros desfiles, saltou a resposta que reformula a nossa questão inicial: “A Beleza Não Tem Idade”. 

Numa só frase, lembramos o que muitas vezes tememos ao longo da vida: os efeitos que a idade tem na beleza. Apesar de continuarmos a procurar soluções contra as rugas, cada vez ganhamos maior confiança nas marcas da passagem do tempo, em parte graças a quem nos inspira. 

Se lá fora temos Gwyneth Paltrow, aos 50 anos, a afirmar que nunca se sentiu "tão agradecida por estar viva, tão feliz por estar saudável”, e Carmen Dell’Orefice, a supermodelo mais velha do mundo, a pousar nua para a revista "New You", aos 91 anos, cá dentro o melhor exemplo de que idade é beleza é-nos dado pela ModaLisboa. 

À boleia de um projeto da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), várias gerações desfilaram lado a lado na Lisboa Social Mitra — onde decorre a ModaLisboa até domingo, 9 —, e na passerelle deixaram as maiores tendências para os próximos anos. 

Vai ser usual parar de falar em estereótipos relacionados com o que se pode usar aos 20 e não aos 50 anos e tornar-se-á também tendência pensar na idade como algo belo, seja a envergar um estilo mais formal ou original, como os brilhos usados por Raquel Strada ou as calças jogger usadas por um utente da SCML.  

Pessoas de todas as idades e géneros — como Ana Garcia Martins, Sílvia Alverto, Lili Caneças, Paulo Pires e Pedro Granger, nas figuras públicas, e vários anónimos da SCML — deram corpo à intergeracionalidade no mundo da moda e nem precisaram de palavras para passar a mensagem principal (ou a que estava nas entrelinhas, em homenagem a Mariama, apresentadora que morreu em julho vítima de cancro e que era presença assídua na ModaLisboa).  

“A Beleza Não Tem Idade”, nem os looks de criadores como Nuno Gama, Nuno Baltazar e Vera Fernandes, designer da marca Buzina, que podes ver na galeria. 

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