Queres incluir retinol na tua rotina de skincare? Precisas de saber mais sobre este "poderoso ingrediente", explica Mónica Lizondo, uma farmacêutica, citada na Elle Espanha. Trata-se de um "ingrediente ativo antioxidante e transformador da pele, derivado da vitamina A, que estimula a renovação celular e a síntese de colagénio e elastina".
Pode ser um aliado para as peles mais maduras e para as com tendência acneica ou poros dilatados, uma vez que "tem uma ação seborreguladora", acrescenta. É um ingrediente que ajuda a ter "uma pele mais firme, com menos rugas, um tom mais uniforme e uma textura mais suave".
Para resultar tens de saber aplicá-lo e escolher a altura do ano certo para o fazer. Como assim? Por exemplo, não podes começar a usar retinóides no verão porque "se a pele estiver irritada nas primeiras semanas de utilização, terá menos resistência ao sol e poderá queimar-se mais facilmente".
Por isso, se nunca usaste este ingrediente, a farmacêutica aconselha que comeces apenas "em setembro ou no outono, quando a exposição solar diminui e a pele está menos exposta a fatores externos que a podem irritar".
Quem já o usa não precisa de parar no verão. Basta seguir algumas regras como aplicá-lo apenas antes de ir para a cama e usar um protetor solar com uma proteção elevada durante o dia. "É altamente recomendável continuar a utilizá-lo", acrescenta.
