Planta
Design e Artes

E se dissermos que há plantas que custam o mesmo que uma casa?

Já pouco nos surpreende, mas e se uma planta for mais cara do que uma casa?

Foi com o tempo a mais passado em casa que nos apercebemos de coisas que nos faziam falta, coisas que não nos faziam falta nenhuma e da falta de verde. Para algumas pessoas até a falta de algo vivo. As plantas tornaram-se assim um must have.

Há para todos os gostos, para os que têm imenso jeito, para os que precisam das que sobrevivem com os mínimos cuidados, para os que as mimam, para os que procuram as raras, as mais vistosas ou aquelas que têm significados.

Nós, na nossa extravagância, fomos procurar as mais caras. Temos curiosidade de saber quanto pode valer uma planta rara e quem está disposto a gastar pequenas fortunas por elas. E o prémio vai para a Orquídea Shenzhen Nongke, que foi vendida por meio milhão de euros!

"Mas porquê?", perguntamos nós. É rara? Não, é única. Não nasce na natureza como uma planta que colhemos por algures. É criada e gerada em laboratório por cientistas que precisam de um grande investimento para a fazer nascer assim, linda. Claro que isto só podia aumentar - e em muito - o preço. Foi um comprador anónimo que a arrebatou em leilão, e esta mais ninguém tem igual.

Mas se calhar isto é batota, por isso fomos procurar a mais cara pela sua raridade e beleza, assegurando que não passa pelas mãos de cientistas e é tão natural como a natureza deve ser.

Monstera Variegata é a vencedora e tem muitas variedades. Mas apenas uma dessas variedades é a responsável por dar o segundo lugar à planta leiloada pelo preço mais elevado. A Adansonii Variegata a espécie de que falamos e foi por 200 mil euros que a venda se fez. A procura aumentos depois de ficaram famosas no TikTok e no Pinterest, o que contribuiu em grande parte para a tornar famosa e apetecível.

De folhas perfuradas, alta e com um verde vivo, remete para o lado mais selvagem e isso conquistou os amantes de plantas de interiores. As folhas abrem em poucos dias e é difícil resistir à partilha de um time lapse nas redes.

Há mais pequenas e a preços mais acessíveis, mas se estiver mesmo disposto a apostar na compra da espécie mais pura, prepara-se para um unboxing de quase 300 euros, por qualquer coisa como 7cm de plantas.

 

Evasão

O regresso dos Santos Populares a Lisboa é para celebrar nestes 5 arraiais

Dois anos depois, as festas populares estão de regresso e as ruas da capital portuguesa já se enchem, dia sim dia também. Antes do grande fim de semana de farra, deixamos aqui os 5 arraias que valem a pena ser visitados.

Design e Artes