A proximidade entre Portugal e Espanha faz com que haja uma migração mútua durante as férias. Afinal, algumas das maravilhas espanholas estão mesmo aqui ao lado, assim como Portugal também tem os seus encantos. E um deles é uma atração para um simples fim de semana.
Falamos da vila portuguesa de Alcoutim, situada no distrito de Faro, na região do Algarve, junto ao rio Guadiana, e foi destaca no site espanhol El Cronista. A vila portuguesa faz fronteira natural com a povoação espanhola Sanlúcar de Guadiana, e é especialmente apreciada pelos espanhóis por tudo aquilo que oferece.
Desde logo a possibilidade de "desfrutar de dias maravilhosos de paz e tranquilidade", como defende o jornalista do El Cronista. Ao contrário de outras zonas do Algarve, que são muito turísticas e movimentadas, Alcoutim preserva uma atmosfera pacata, tradicional e autêntica, para além de uma natureza intacta que convida a atividades ao ar livre, como caminhadas, passeios de barco ou caiaque no rio Guadiana, ou a mergulhar na praia fluvial artificial do Pego Fundo, com águas cristalinas e refrescantes.
Alcoutim faz-se ainda valer pela riqueza do património, como o "castelo que oferece vistas deslumbrantes do rio", adjetivam os espanhóis, vista que também se obtém a partir do Miradouro de Santo António, que mostra ainda no horizonte a vila na sua plenitude, caracterizada por típicas casas brancas adornadas com caixilhos azuis ou amarelos nas portas e janelas.
Uma outra atração da região é a tirolesa transfronteiriça que liga Sanlúcar de Guadiana a Alcoutim, a única tirolesa do mundo que atravessa uma fronteira internacional e que, naturalmente, atrai muitos espanhóis, assim como portugueses.
Estival, mas igualmente atrativo, é o Festival do Contrabando, que se realiza todos os anos em abril, enchendo as ruas de Sanlúcar de Guadiana e de Alcoutim com performances artísticas, animação de rua, mercados de época e espetáculos.
Se estás curioso com os encantos de Alcoutim, espreita a galeria de imagens.