Castelo de Leiria | Fotografia: Diogo Cardoso, Unsplash

Dizem que Leiria não existe — o castelo e o vinho dos reclusos provam o contrário

PATROCINADO

Foi lançado mais um episódio do Portugalando - o novo programa que leva a conhecer diferentes partes do país - e, desta vez, Leiria está em destaque. Contamos-te tudo.

Já conheces o novo programa da TVI? Chama-se Portugalando e leva-te a  conhecer  riqueza cultural e natural de diferentes partes do país. Susana Pinto e a sua equipa começaram esta aventura em Olhão, no Algarve, e, agora, estão de visita a Leiria. 

É conhecida como a "cidade que não existe", um mito criado na internet e algo que o próprio munícipio usa como slogan e hashtag, mas tem muito para conhecer. Para o mais recente episódio do programa, a equipa começou por visitar o Hotel Monte Real, um espaço cheio de história. 

Começaram a visita no Castelo de Leiria, um dos monumentos mais importantes da cidade, onde o Rei D. Dinis passou grande parte da sua vida. Tem ainda uma vista incrível para apreciar. Depois foram conhecer a Rua Direita, a zona histórica que rodeia o castelo.

Uma das próximas paragens da equipa levou-os (e a nós) a conhecer o Inclusus, um vinho feito pelos reclusos do Estabelecimento Prisional de Leiria, um local com seis hectares de vinha. Pelo caminho ainda passaram na Mercearia Sr Ferreira, o rei do acordeão. 

Claro, na sua visita à cidade degustaram algumas das especialidades, como o leitão. Também aproveitaram para ir à única praia do concelho, a Praia do Pedrógão, comer um peixe fresco. Já para a sobremesa experimentaram (e confecionaram) as icónicas Brisas do Lis - doce típico da cidade. 

Para desgastar a refeição, a equipa partiu à descoberta do percurso pólis, um grande museu de arte urbana. Foram 11 kms de caminhada que acompanha o curso do rio Lis.

Conseguiram ainda passear na Lagoa Ervideira e ficaram a conhecer a Casa Guardas Florestais, um alojamento local instalado, tal como nome indica, numa antiga casa de guardas florestais. Sem esquecer, claro, a passagem pela freguesia da Bajouca, onde existem várias olarias que trabalham com o barro de Leiria. 

Qual a conclusão? "Um lugar, seja ele uma aldeia ou uma cidade, não se faz sem as gentes que o vivem e sem a experiência de quem o visita." Podes assistir ao episódio completo aqui e espreitar a galeria de imagens para veres os bastidores das filmagens. 

Santorini? Não, é uma aldeia portuguesa à beira-mar e "longe das multidões"

É verdade, existe uma pequena aldeia, no Algarve, muito comparada a uma das ilhas gregas mais famosas: Santorini. Curioso?

Em Destaque