O convite à já famosa Casa dos Cogumelos começa pela descrição do alojamento na plataforma Airbnb: "É uma propriedade exclusiva situada na Murtinheira, perto da Praia de Quiaios e da Figueira da Foz em Portugal. Dispõe de duas casas independentes inseridas numa paisagem natural única e com acesso direto e privado à praia. Entre a Serra da Boa Viagem e o mar, oferece o retiro perfeito para férias e relaxamento com família e amigos".
Além da localização privilegiada, tem três quartos, duas casas de banho, sala de estar com lareira, cozinha e sala de jantar, e ainda uma varanda de frente para o mar que, diz o anfitrião, oferece "a melhor vista para o mar de Portugal". Os hóspedes que por lá passam continuam a avaliar esta experiência como "a estadia absolutamente perfeita", "um local mágico" ou um dos "lugares mais bonitos do mundo".
A própria plataforma da Airbnb, pelas classificações que recebe, nota o alojamento como um dos "favoritos dos hóspedes", e não será para menos, recebendo avaliações elevadas e testemunhos que somam elogios: "A Casa dos Cogumelos é deslumbrante, com a sua arquitetura única e interior bonito e acolhedor, perfeito durante todo o ano. A vista é imbatível: pôr-do-sol deslumbrante sobre o mar e até avistamos golfinhos! A praia fica a poucos passos de distância com acesso privado, o que fez com que a experiência parecesse ainda mais especial. Não há nada melhor."
Mas porquê "Casa dos Cogumelos"? O exterior da casa com uma forma peculiar, que, sim, lembra cogumelos, justifica o nome de quem passa férias neste recanto digno da Alice no País das Maravilhas.
Sendo um alojamento muito requisitado, é difícil encontrar vagas. Ainda assim, fizemos uma simulação de reserva para 2 pessoas, no mês de setembro, para 3 noites (mínimo obrigatório), e ficou por €1.470.