Da Semana de Moda de Milão chega-nos a primeira grande tendência para a primavera 2023. E inesperadamente é de beleza e não propriamente de moda. A inovação traz a assinatura da make up artist Pat McGrath, conhecida pela sua visão entre o extraordinário e o excêntrico, e que para o desfile da Prada usou pestanas falsas criadas de propósito para aplicar nas manequins, num efeito estilo “umbrela”.
Num desfile que ficou marcado pelo minimalismo, pela elegância e os tons suaves da coleção, a atenção foi toda para a maquilhagem, em particular para as pestanas tão longas que quase tapavam os olhos das modelos. McGrath juntou-lhe uma linha grossa de eyeliner para acentuar o olhar “pesado-glam”, e todo o resto do rosto iluminado, clean e com os lábios num tom nude.
Desde que Miuccia Prada e Raf Simons anunciaram a sua união no início de 2020, a dupla tem surpreendido o mundo da moda com um design inovador e com peças “must have” a cada estação. Mas as semanas de moda são isso mesmo, um momento de espetáculo, de criatividade e até de atitudes subversivas, neste caso na beleza.
A maquilhagem vanguardista, que a Diet Prada já comparou ao visual dos filmes de terror japoneses, é para já um statement em Milão. Se chegará às ruas não temos a certeza, mas o certo é que mais uma vez a Prada sai do mainstream e deixa uma mensagens sobre a liberdade criativa e algo dramática que gostamos de ver nas Semanas de Moda.