EmbaiXada
Coolhunting

This thursday we wear pink. 9 anos, 9 razões para celebrar a EmbaiXada

A EmbaiXada está de parabéns e podes celebrar com descontos. Quando acabarem, há muito mais que podes fazer.

A EmbaiXada, localizada no palácio Ribeiro da Cunha, edifício neoárabe do século XIX que não passa despercebido no bairro do Príncipe Real, celebra a 22 de setembro o seu 9.º aniversário. Ainda não é uma década, mas não deixa de ser uma data igualmente importante, tanto que tem um nome: bodas de cerâmica.  

A estas bodas corresponde uma cor, o cor-de-rosa, que não podia encaixar melhor na celebração feita naquele que é um dos bairros mais trendy de Lisboa. Este tom vai dominar o dia e noite de 22 de setembro, que começa às 12h com a abertura das lojas e segue pelo dia fora com uma série de momentos imperdíveis.  

Todos eles merecem uma visita à galeria comercial inovadora, quer no dia do aniversário, quer nos restantes em que poderemos acompanhar o crescimento (e não envelhecimento) da EmbaiXada, espaço que está sempre em movimento.  

1. Compras a bom ritmo: de saxofone e fado  

A 22 de setembro as portas das lojas abrem às 12h, marcando também o início de um dia repleto de momentos pensados para convidados como se fossem da realeza.  

Contudo, não precisas de ter o título, nem tão pouco de estar numa lista exclusiva. A entrada na EmbaiXada é livre, assim como a sessão do saxofonista que vai encher o espaço de boa energia entre as 14h e as 16h. Logo depois começam os concertos do Real Fado, no Reservatório da Patriarcal, entre as 16h30 e as 18h30. 

"Além das nossas marcas, temos procurado sempre promover o que é nacional nas suas diferentes vertentes. Nesse sentido, todas os meses têm lugar na EmbaiXada os concertos do Real Fado, que celebram a canção portuguesa nos seus diferentes estilos”, explica à Versa Filipa Valle Teixeira, diretora comercial EastBanc (responsável pela curadoria do espaço).  

2. Tarde animada, noite sagrada 

Sendo o aniversário num dia de semana, quem não conseguir comparecer durante o dia, nada tem com que se preocupar. Com o aproximar da noite, chega o DJ Poppy para dar ritmo à celebração dos 9 anos da EmbaiXada, entre as 19h e as 21h.  

Vai ser inevitável dançar e fazer compras. É que do aniversário da EmbaiXada não só vais sair com boa disposição pela música, como pelo que poupaste. 

3. Não é black friday. É pink thursday 

O projeto da EmbaiXada nasceu para dar lugar a marcas e artistas nacionais e acolhe atualmente um total de 19 lojistas, uma lista imensa para a qual precisámos de ajuda.  

“Há 9 anos que a EmbaiXada é a casa de inúmeras marcas nacionais como a Castelbel, Latitid, A Indústria, HLC, Fairly Normal, Catarina Sampaio Soares Flores, Benedita Formosinho, Organii Cosmetics, Ecolã, Boa Safra, FV Concept Store, Chumeco, Etikway e Isto", enumera Filipa Valle Teixeira.. 

Alguns destes nomes vão estar em promoção na noite de 22 de setembro, mas os descontos não são para todos. Só quem vestir uma peça cor-de-rosa é que terá direto às promoções até 50%. Afinal, o que custa vestir cor-de rosa para comprar nestas marcas por preço reduzido?  

  • Welcome To Art a 5% desconto; 
  • Benedita Formosinho, Boa Safra, Catarina Sampaio Soares, Ecolã, DOT e o restaurante Casa Cabana, com descontos de 10%; 
  • A Indústria, Castellbel, HLC, e FV Concept com descontos até 15% em artigos selecionados; 
  • Fairly Normal com 20% de desconto; 
  • Etikway com descontos em artigos selecionados até 25%; 
  • Organii com 25% de desconto na marca Unii; 
  • Latitid com descontos até 30%; 
  • Chumeco, com descontos entre os 20 e os 50%; 
  • Gin Lovers com 20% de desconto nos Gin Tónicos da marca Gin Lovers; 
  • Casa Cabana a 10% de desconto durante o dia, como uma bebida especial em tons de rosa; 
  • Atalho Real irá oferecer um copo de espumante rosé a todos os que se vestirem a rigor da Pink Night. 

4. Anna Westerlund e as apaixonantes cerâmicas  

A EmbaiXada e a cerâmista Anna Westerlund uniram-se para assinalar esta data especial e no evento de 22 de setembro vais poder encontrar em exposição, durante um mês, a icónicas bonecas Antoinette, feitas pela artista. 

“É a primeira vez que trabalhamos com a ceramista, mas acreditamos que seja a primeira de muitas parcerias com a EastBanc, tendo a criação desta boneca sido inspirada naquilo que acreditamos ser a embaixadora do nosso bairro, uma mulher arrojada, cosmopolita, trendy e com gosto pela moda”, refere Filipa Valle Teixeira.  

5. Novidades em linha com a sustentabilidade 

9 anos passaram e muitas novidades chegaram à EmbaiXada. No entanto, sem nunca alterar a essência do espaço.  

“O maior feito do projeto é termos conseguido manter-nos fiéis ao propósito inicial: ser uma galeria conceptual focada na divulgação e promoção de marcas portuguesas, com foco na sustentabilidade”, refere a diretora comercial EastBanc.   

E assim vai continuar, em especial com uma nova marca a entrar na galeria comercial: a Hirundo. Trata-se de uma “marca portuguesa de ténis produzidos artesanalmente e de forma sustentável", diz Filipa. “Em linha com o ADN ecológico do projeto, os ténis são produzidos após a encomenda evitando stocks desnecessários e desperdícios de materiais”, continua. 

6. Visita o palácio antes que o mundo desperte para ele 

“Somos contactados várias vezes para filmagens de filmes, reportagens nacionais e internacionais, sessões de fotográficas e muitas outras. Somos um dos edifícios mais emblemáticos do bairro e, naturalmente, muito procurados”, refere a diretora comercial EastBanc.  

Depois de saberes isto, estás à espera de quê para fazer uma visita à EmbaiXada antes que o mundo desperte a sério e faça filas à porta? 

7. A EmbaiXada não é só compras 

Se há razão que tinha de fazer parte da lista é facto de a EmbaiXada não ser apenas um espaço de compras, não sendo por acaso que se autodenomina como galeria.  

“Este palácio neoárabe do século XIX foi transformado numa galeria comercial inovadora que é a casa de uma série de marcas e artistas nacionais focados no design, artesanato, moda, gastronomia e cultura portuguesa”, refere a responsável da EastBanc.

“O resultado é um ponto de encontro de pessoas e experiências, tradição e contemporaneidade, misturando a preservação do património arquitetónico com o mais de inovador que Portugal tem para oferecer”, remata. 

8. Há melhor razão do que comer? 

A Casa Cabana e o Atalho Real têm a receita (ou receitas) para finalizar um dia bem passado na EmbaiXada.  

No primeiro espaço podes fazer um brunch ao fim de semana, com opções como ovos do Diabo, e no Atalho Real, do grupo Grupo Atalho “for meat lovers”, uma vazia maturada.  

9. Por fim e igualmente importante: beber 

Não é que não se possa comer, mas o Gin Lovers Bar & Restaurant é o sítio ideal para um gin. Tens referências de todo o mundo, desde o gin Monkey 47 da Alemanha, com Fever Tree Indian Amora (17 euros), até ao que leva Schweppes Original Pepino, Pétalas de Rosa, com Hendrick’s da Escócia (13 euros).  

Aproveita enquanto é tempo para bebê-los na esplanada.  

Nécessaire

Em 5 minutos por dia consegues ter uns braços invejáveis como os de Nicole Kidman

Despede-te do “músculo do adeus” e exibe uns tríceps esculpidos com estes exercícios.

Coolhunting