Helena Coelho | Fotografia: Instagram
Nécessaire

De Madalena Abecasis a Helena Coelho, os procedimentos estéticos não têm de ser tabu

De caras portuguesas a celebridades, o diálogo aberto sobre procedimentos estéticos que mudam vidas tem impacto significativo.

Recentemente, Helena Coelho participou no podcast Part-Time MILF, onde recordou a lipoaspiração a que se submeteu e o impacto que teve, nomeadamente com as críticas que recebeu depois de ser capa da Women's Health.

A forma como abordou o tema, sem rodeios, deixou-nos a refletir sobre o julgamento constante que ainda existe em torno das cirurgias e procedimentos estéticos — mesmo quando este diálogo desmistifica a imagem pública, contribuindo para um diálogo honesto sobre beleza e autoestima e as questões complexas que vêm destas decisões.

Este episódio recorda-nos como as cirurgias plásticas e os procedimentos estéticos são, ainda, tabu ou motivo de julgamento — mesmo quando implicam questões relativas a autoestima. Grande parte desse julgamento parte da ideia de que a única beleza válida é a “natural”, e que tudo o que foge a esse padrão revela falta de aceitação. 

Mas a importância de figuras públicas falarem abertamente sobre os procedimentos que fazem não reside na ideia de os normalizar de forma leviana, mas sim na transparência. Ao serem honestas com quem as segue, ajudam a desfazer mitos, a diminuir comparações irrealistas e a mostrar que muitas transformações não acontecem só com “água e limão”.

Helena Coelho, para além da lipoaspiração abdominal, a influenciadora já falou abertamente sobre outros procedimentos estéticos, como uma rinoplastia, e pequenos retoques no rosto. Sempre transparente com quem a segue, Helena tem inclusive um vídeo no YouTube onde detalha a sua experiência. Mas não é a única portuguesa. 

Também Luciana Abreu revelou ter-se submetido a uma lipoaspiração após a maternidade, num processo de reencontro com o seu bem-estar físico e emocional. Carolina Deslandes, por exemplo, partilhou que se submeteu a uma mamoplastia de redução, decisão que descreveu como libertadora e fundamental para se sentir confortável no próprio corpo. 

Marisa Cruz falou igualmente sobre lipoaspiração e outros procedimentos, explicando que quis recuperar a forma e sentir-se mais confiante. Já Madalena Abecasis recorreu recentemente aos bioestimuladores Lanluma, um tratamento com colagénio injetável usado para melhorar textura e firmeza da pele. No caso da digital influencer, o objetivo foi esculpir o contorno dos glúteos e suavizar os hip dips, através da ativação da regeneração natural dos tecidos.

Fora de Portugal, também várias celebridades internacionais têm vindo a adotar uma postura mais aberta. Anitta é um dos nomes mais transparentes no que toca ao assunto — já revelou ter feito rinoplastia, lipoaspiração e cirurgias mamárias, sublinhando sempre que foram decisões pessoais, feitas por si e para si. Bella Hadid admitiu à revista Vogue ter feito uma rinoplastia aos 14 anos e confessou arrepender-se de ter alterado um traço que fazia parte da sua identidade.

Megan Fox, no podcast Call Her Daddy, revelou ter feito aumento mamário aos 21, rinoplastia aos 23 e uma segunda cirurgia aos seios depois da maternidade. Já Cher, ao longo dos anos, nunca escondeu as suas várias intervenções, incluindo nariz, peito e correções dentárias, defendendo sempre a liberdade de cada um fazer o que quiser com o seu corpo.

Partilhar estas histórias não é alimentar uma cultura da estética pela estética. É permitir que quem assiste a estas figuras, muitas vezes idealizadas, perceba que nem sempre as transformações acontecem por acaso, e que está tudo bem em recorrer à ciência, à medicina e à cirurgia estética como forma de autocuidado. 

Se estás a pensar realizar algum tipo de procedimento, é sempre importante aconselhares-te junto aos teus médicos e escolher profissionais credenciados. 

Coolhunting

Camila Coelho em Portugal: como ser um ícone que serve de estudo no Brasil?

Camila Coelho é uma das oradoras principais do ICON e, além de nos inspirar com a história que partilhou em pleno palco, soma looks que não conseguimos esquecer.

Nécessaire