Vacheron
Coolhunting

Afinal as mulheres não são complicadas. Gostam é de complicações!

A versa descobriu como o mercado se está a adaptar a estas exigentes consumidoras,

Para quem, como eu, não esteve no início deste ano na grande feira Watches and Wonders na Suíça, um evento da Vacheron Constantin em Lisboa é a oportunidade para conhecer as novidades da manufatura que há mais de dois séculos se dedica à criação de peças de alta relojoaria.

No Palácio Verride Santa Catarina, a marca suíça quis levar os convidados numa “viagem para descobrir aquilo que apenas os olhos mais atentos podem ver. Um mergulho na anatomia da beleza. Uma experiência para ver como os mais simples detalhes, fazem as mais significativas diferenças, particularmente na indústria da alta relojoaria” explicou à Versa Mathieu Ferry da Vacheron Constantin. Para tal, trouxeram um mestre relojoeiro que mostrou algum dos movimentos mais complicados da Maison; criaram uma prova cega de vinhos e o Chef Fábio Alves levou-nos a apurar os sentidos através dos sabores da alta cozinha. Já o almoço teve como principal companhia – bem no centro da mesa – algumas das novidades apresentadas ao mercado este ano.

E entre as novas tendências está a crescente aposta da Vacheron na criação de peças para o segmento feminino. Tradicionalmente mais vocacionadas para os homens, as grandes complicações relojoeiras para mulheres é uma das novidades no mercado como testemunhámos no evento organizado em Lisboa.

A centenária Maison enriqueceu as suas coleções Traditionnelle e Patrimony com novos modelos destinados ao público feminino. O relógio Traditionnelle calendário perpétuo ultraplano, equipado com o movimento da manufatura Calibre 1120QP está a ser apresentado em duas versões de 36,5 mm com pedras preciosas, respetivamente em ouro branco e ouro rosa. Já o relógio Patrimony de corda automática, movido pelo Calibre 2450 Q6/3 da manufatura, está disponível em quatro referências em ouro branco e ouro rosa, com pedras preciosas engastadas no bisel ou no mostrador, que é oferecido em novas cores com um efeito degradé. Estas seis novas referências apresentam-se com braceletes que podem ser trocadas com um simples toque num botão.

A verdade é que as mulheres sempre manifestaram interesse pela relojoaria, atraídas pela possibilidade de embelezar as suas toilettes com objetos incomuns, mas geralmente criadas como autênticas joias. Os arquivos da Vacheron Constantin permitem rastrear peças encomendadas para senhoras muito cedo na história da manufatura, como é o caso dum relógio esculpido em ouro amarelo com repetidor de quartos e pequenos segundos excêntrico, datado de 1838.

Mas a tendência agora parece mostrar que mais do que joias estão a apaixonar-se pelas grandes complicações relojoeiras. E os novos modelos apresentados - Traditionnelle e Patrimony, ilustram perfeitamente o tema 2022 da Casa, intitulado “The Anatomy of Beauty®”, e celebram o cuidado da Maison em cada detalhe. Esta atenção extraordinariamente meticulosa manifesta-se através das decisões e preferências estéticas dos designers, bem como no minucioso trabalho de acabamento realizado pelos artesãos. Um olhar atento permite notar o fino trabalho guilloché no mostrador ou nos ponteiros com pedras engastadas; adivinhar os contornos de uma Cruz de Malta, o emblema da Casa, nos elos de uma bracelete; observar esse pequeno parafuso azul ao fogo, servindo como um indicador de segundos numa caixa de turbilhão e o polimento de espelho dos martelos de um repetidor de minutos; apreciar o trabalho dos artesãos na chanfradura de uma platina ou no balanço de uma ponte; finalmente, admirar esta pintura em esmalte em miniatura representando um navio varrido por um mar revolto raiado por relâmpagos.

 

Design e Artes

Elvis: um filme frenético, megalómano e borbulhante

Um balde de pipocas na mão, uma bebida na outra e estamos prontos para ver a cinebiografia daquele que é considerado o rei do rock’n’roll, Elvis Presley.

Coolhunting