Num dos eixos mais emblemáticos da capital portuguesa, a Avenida da Liberdade, há um espaço que atravessa gerações: a Cervejaria Liberdade. Agora com um novo brilho, esta casa histórica – integrada no icónico hotel Tivoli Avenida Liberdade – apresenta-se renovada, mas fiel ao que sempre foi.
A história do espaço onde hoje se saboreia peixe fresco e marisco remonta ao século XIX, quando ali se erguia o Palacete Rosa Damasceno, lar da célebre atriz de teatro homónima. Em 1932, o edifício foi transformado em unidade hoteleira, tendo sido alvo de várias intervenções arquitetónicas ao longo dos anos, e foi quase 30 anos depois, em 1961, que o hotel dava início a uma nova fase, com a inauguração do edifício tal como hoje o conhecemos, nascendo ainda neste ano o restaurante Zodíaco.
Ao longo das décadas, o restaurante assumiu várias identidades até se reinventar e, em 2017, surgindo como Cervejaria Liberdade, uma homenagem ao espírito das verdadeiras cervejarias lisboetas e à portugalidade à mesa.
2025 marca o ano de um novo capítulo na história do edifício e do restaurante, que reafirma a identidade apesar da renovação. A sala principal mantém o majestoso pé-direito de cinco metros, mas ganha nova vida através de um projeto de interiores assinado pelo atelier madrileno Vibbes Design.
Este trouxe revestimentos cerâmicos artesanais da Maora Ceramic, em homenagem à cerâmica nacional, mesas em madeira natural, terrazzo ou pedra Calacatta Roma Silk, novas cúpulas sobre os lustres já existentes, criando um ambiente intimista e envolvente, material acústico Sonacoustic da Asona a revestir o teto do bar para uma experiência mais serena, e peças que aludem e interagem com a tapeçaria.
Cada pormenor foi repensado para uma experiência mais fluida e acolhedora, com materiais nobres e texturas envolventes, permanecendo, entre os elementos mais emblemáticos, o aquário vivo, a zona de vinhos e a montra de peixe e marisco frescos.
Sob a liderança do Chef Miguel Silva, a carta mostra o respeito pela sazonalidade e simplicidade através de pratos como o Arroz de Marisco, o Bacalhau à Brás ou as Amêijoas à Bulhão Pato, que convivem com propostas icónicas da casa, entre elas o Bife Tártaro à Tivoli, preparado à frente do cliente. Nas sobremesas de assinatura, encontram-se os Crepes Suzette e o Bolo de Bolacha, finalizado à mesa.
Há também espaço para novidades, como o Lombo de Bacalhau com grão e couve-coração, o Arroz de Peixe com salicórnia e limão e ainda Perna de Pato Confit com Arroz de Enchidos.
A Cervejaria Liberdade continua a ser aquilo que sempre foi, um lugar onde Lisboa se encontra à mesa, e a renovação é não só um novo começo, como é a celebração daquilo que vale a pena continuar. Mostramos tudo na galeria de imagens.
Cervejaria Liberdade
Localização: Av. da Liberdade, 185 – Lisboa
Horário: Todos os dias: 12h30 – 23h30
Reservas: 21 319 8620 | Site Oficial
Instagram: @cervejarialiberdade