Malacopa Taco Bar
Gourmet

De Cascais a Lisboa, estas são as melhores margaritas

Num itinerário Cascais-Lisboa, visitámos vários restaurantes mexicanos em busca do nosso pódio de margaritas e prometemos que o álcool não afetou o discernimento para eleger as melhores.

Não é preciso ser fã da gastronomia mexicana para gostar de uma boa margarita. Mas é claro que as melhores, para nosso pouco espanto, são acompanhadas por tacos e guacamole.

Sem mais demoras, o nosso roteiro começa na famosa rua amarela, em Cascais, no Malacopa. Aqui, além de animação e boa comida, procura-se uma bebida que foge à regra e mistura a tequila com morango ou maracujá. E se um copo só não chega, pede-se a jarro, ideal para jantares de grupo.

De Cascais para São Pedro do Estoril, chegamos ao Paco Bigotes, um espaço que tem sempre fila à porta, o que não é de espantar já que quem experimenta quer lá voltar. Além dos pratos deliciosos, os cocktails mexicanos são presença assídua em todas as mesas.

No El Negro Tacaria, no Mercado de Carcavelos, encontramos aquela que deve ser a margarita mais irreverente de todas e talvez a melhor reinvenção da mesma, uma vez que deixa os citrinos de fora e dá protagonismo à goiaba e ao hibiscus. Este espaço vive essencialmente do serviço takeaway, a desculpa perfeita para fazer uma degustação caseira acompanhada pelos melhores tacos da linha.

Em Algés, a música ao vivo do La Siesta convida-nos a entrar num espaço que respira México. Aqui, o tamanho do copo e o granizado no ponto fazem dos cocktails o bestseller do espaço, contando que o de morango e o de manga são os favoritos de quem lá passa.

E se hoje a Doca de Santo Amaro é chamariz de jovens que procuram dançar e beber copos, o restaurante Lat.a é paragem obrigatória. Com a possibilidade de adquirimos uma garrafa de tequila personalizada, só podíamos estar no sítio certo para uma boa margarita.

Já em Lisboa, não podia faltar a visita ao La Malquerida, em Santos, um espaço que contraria a tradução do seu nome ou não fosse amado por todos os que lá entram. Esta réplica de uma típica tasca mexicana brinda-nos com margaritas e muito salero.

E ainda que a estrela mexicana do Cais do Sodré, Pistola y Corazón, tenha fechado portas por culpa da pandemia, os proprietários do restaurante levaram parte do menu até ao Paloma Negra, um pop-up no The Mill, situado no Poço dos Negros, e trouxeram de volta o sabor dos célebres cocktails.

Ainda que não faltem restaurantes e bares com bons cocktails, é no Bicaense onde completamos este roteiro. Desde 2021, o famoso restaurante na encosta do elevador da Bica passou a dedicar-se à cozinha mexicana, prometendo o melhor dos dois mundos: a bebida e a vista.

Evasão

Dormir num palácio em Lisboa? Entre e viaje no tempo

No coração de Lisboa, entre os míticos bairros do Chiado, Príncipe Real e Bairro Alto, o Palácio Ludovice é a nova estrela da hotelaria da capital. Até o Marquês de Pombal se rendeu à arquitetura.

Gourmet