Robert Redford | Fotografia: Stephane Cardinale - Corbis/Corbis via Getty Images
Design e Artes

Morreu Robert Redford: dos prémios de cinema à mais alta condecoração civil

A notícia que está a abalar o mundo e em particular o mundo do cinema. Morreu Robert Redford aos 89 anos e deixa um vasto legado, muito além de Hollywood.

Robert Redford morreu esta terça-feira, 16 de setembro, aos 89 anos, avança o The New York Times. O ator e realizador morreu enquanto dormia em casa "nas montanhas de Utah, lugar que ele amava, cercado por aqueles que amava", avança Cindi Berger, assessora de imprensa.

O mundo perde assim uma lenda de Hollywood, que ganhou o Óscar de Melhor Realizador pelo filme Gente Vulgar, de 1980. Para além deste, realizou ainda títulos como O Rio da Vida e O Dilema, ambos do início dos anos 90. 

A carreira de Robert Redford estendeu-se por mais de seis décadas, tendo vivido tempo áureos nos anos 1960 e 1970, quando era um dos maiores galãs do mundo do cinema. Ficou conhecido por filmes como Butch Cassidy and the Sundance Kid, Os Homens do Presidente, A Golpada ou Memórias de África. 

Robert Redford deixa também uma marca por ter fundado em 1981 o Sundance Institute, uma organização sem fins lucrativos que patrocina o Festival de Cinema de Sundance.

Fora do mundo do cinema, Robert era um ativista ambiental e político de longa data, tendo recebido várias distinções pelo seu trabalho como filantrópico. Neste âmbito, uma das distinções mais recentes foi entregue em 2016, ano em que Robert Redford recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade, a mais alta condecoração civil dos EUA. 

O ator e realizador deixa mais rico o mundo do cinema e deixa também a família, incluindo os quatro filhos que teve com a primeira mulher, Lola Van Wagenen. 

Recordamos Robert Redford na galeria de imagens. 

Gourmet

Ainda poucos conhecem o sítio onde a comida caseira promete gente feliz

Saímos felizes deste restaurante com pratos típicos e sem fome. Não te negam repetir pratos, e não pagas mais por isso.

Design e Artes