Open House Lisboa
Evasão

Há artes na cidade: um roteiro de arquitetura, design e casa

A vida acontece fora das nossas quatro paredes, por muito que o conforto da nossa casa seja aliciante. Em maio, há arte nas ruas e ruelas de Lisboa e aqui estão três sugestões para acrescentar ao seu programa exterior.

HOMA

A HOMA é uma mostra seletiva de arte contemporânea que decorre entre os dias 12 e 17 de maio, na zona ribeirinha de Lisboa, na Travessa Conde da Ponte. Num só espaço, vão estar reunidas peças de diferentes expressões artísticas, que passam pela escultura, pintura e design de interiores, assinados por artistas de referência como Pierre Alechinsky, Dimas Macedo, Niky de Saint Phalle, Antonio Seguí, Bela Silva, Mimmo Rotella ou Jacques Villeglé. Entre os nomes contemporâneos estão, L’Atlas, Richard Aujard, Edith Baudrand, Camille Bonneau, Victoire Cathalan, Andres Ciccone e Sandra Conan.

A loja QuartoSala vai apresentar na HOMA uma curadoria criteriosa de peças de importantes marcas de Design com datas de produção que vão desde a década de 50 até aos nossos dias. A inauguração acontece no dia 12, às 18horas e nos restantes dias é possível visitar a HOMA entre as 11h e as 20h.

Todas as informações sobre a 3ª edição da HOMA, aqui.

Open House Lisboa

Entre os dias 14 e 15 de maio, o Open House Lisboa volta a promover o livre acesso à arquitetura da cidade, abrindo portas de espaços públicos e privados, contemporâneos ou históricos, através de visitas guiadas, percursos urbanos desvendados por especialistas e um passeio sonoro para se fazer em qualquer altura. Nesta que é a 11ª edição, há 69 espaços em Lisboa e Almada, 40 deles são uma estreia absoluta neste evento.

A Rebeldia do Invisível é o tema desta edição, que foi comissariado pelos Aurora Arquitectos. “A proposta do atelier fundado por Sofia Couto e Sérgio Antunes passa por pensar a dualidade entre a intervenção interior e exterior”, é possível ler em comunicado. “Numa cidade em permanente transformação, cada novo projeto contribui para um património coletivo. Os exteriores, mais limitados pelas normas urbanísticas que procuram preservar essa identidade coletiva, contrastam com espaços surpreendentes nos interiores, cuja transformação invisível no domínio do privado mostra novas formas de habitar.”

Todas as informações do Open House Lisboa, aqui.

Lisbon by Design

De 18 a 22 de maio, todos os caminhos vão dar ao Palacete Gomes Freire. É lá que o novo intimista evento de design acontece. Esta segunda edição é dedicada ao saber-fazer tradicional português. O Lisbon by Design vai apresentar uma seleção excecional de artistas, designers e artesãos, tanto portugueses como estrangeiros, que apresentam unicamente peças produzidas em Portugal.

Vanessa Barragão, Mircea Anghel, Vasco Águas AKA Barbudo Aborrecido, Flores Textile Studio, João Bruno Videira, Luumi Handmade e Oficina Marques são alguns dos nomes que vamos poder encontrar por lá.

Todas as informações do Lisbon by Design, aqui.

Coolhunting

A estética Tik Tok e a tendência "e-girl" e "e-boy"

Celine já trabalha com estes influencers para conquistar a geração Z.

Evasão