André Ventura | Fotografia: Horacio Villalobos, Getty Images
Nécessaire

André Ventura foi ao hospital e o país ao Google. O que é cateterismo?

Depois de ser diagnosticado com um espasmo esofágico, André Ventura, o líder do Chega, voltou à campanha, sentiu-se novamente mal e acabou por ser submetido a um cateterismo. Explicamos-te tudo sobre este procedimento.

Os últimos dias não têm sido fáceis para o líder do Chega. André Ventura sentiu-se mal na noite de terça-feira, 13 de maio, enquanto discursava num jantar-comício e, no dia seguinte, acabou por ser diagnosticado com um espasmo esofágico. Mais tarde, na quinta-feira, 15 de maio, voltou à campanha e sentiu-se mal novamente. Decidiu assim não acompanhar o último dia de campanha do partido, confirmando ainda que ia fazer mais exames, incluindo um cateterismo, explica a CNN Portugal

Muitos portugueses já ouviram a palavra cateterismo, mas não sabem o que realmente significa e, por isso, as pesquisas no Google aumentaram consideravelmente. É o teu caso? Trata-se de "uma técnica minimamente invasiva em que, utilizando os vasos sanguíneos, conseguimos chegar às cavidades cardíacas e executar técnicas diagnósticas e terapêuticas”, explica Eduardo Infante de Oliveira, coordenador da Unidade Cardiovascular do Hospital Lusíadas Lisboa.

É um procedimento realizado "através da punção de uma veia ou artéria", introduzindo "cateteres até ao coração que permitem medir pressões, injetar contraste ou calcular débitos e resistências para fins diagnósticos", acrescenta o especialista. Pode ainda ser utilizado para "executar inúmeras técnicas de intervenção terapêutica". 

De acordo com o médico, uma das grandes vantagens deste procedimento traduz-se "na rápida recuperação e no menor risco face a procedimentos mais invasivos". Isto significa que os pacientes que o fazem podem "rapidamente recuperar e voltar à sua vida normal, evitando tratamentos mais agressivos, como cirurgias complexas". 

Cateterismos servem para diagnosticar uma grande variedade de problemas cardíacos, através de diferentes métodos. É, por exemplo, uma ferramenta "determinante no diagnóstico e caracterização de doentes com hipertensão pulmonar e doenças cardíacas congénitas". 

O que pode levar a que alguém seja submetido a este procedimento? 

Existem vários motivos, incluindo por "suspeita de doença coronária obstrutiva, em doentes com angina de peito ou equivalente, dor no peito associada a esforços, cansaço e/ou intolerância anormal ao esforço físico". Também pode ser importante "em doentes com doença valvular grave (ex: estenose aórtica, regurgitação mitral, regurgitação tricúspide, etc.), de modo a completar a investigação ou para proceder ao tratamento". 

Pode ser um procedimento recomendado a "doentes com defeitos congénitos que necessitam de completar a investigação ou de intervenção percutânea"; a "doentes com hipertensão pulmonar, que necessitam de confirmação diagnóstica e caracterização adequada de modo a orientar a estratégia farmacológica"; e a doentes que beneficiam de técnicas de prevenção de AVC. 

Coolhunting

Aqui encontras os ténis com os tons certos desta primavera e verão

Não tivemos de esperar por novos lançamentos de uma Adidas ou Nike para termos os ténis com o tom certo para esta temporada.

Nécessaire

IOL Footer MIN