Sim, o que comes tem muito impacto na saúde do cérebro. Por isso, convém apostar nos alimentos certo e, felizmente, existe um cereal rico em nutrientes que pode ser uma mais-valia, mas que provavelmente não conheces. Estamos a falar da caniuha, uma semente nativa andina que pertence "à mesma família botânica da quinoa", lê-se n'O Globo.
É mais cultivado em países como a Bolívia e o Peru. Foi, alias, no último país, mais especificamente na Universidade União Peruana, onde cientistas fizeram um estudo para analisar os benefícios deste cereal. É considerado "uma verdadeira joia nutricional" devido à presença de "nove aminoácidos essenciais que o corpo precisa para funcionar corretamente".
Segundo os investigadores, o facto da caniuha ser rica em ferro, vitamina B e antioxidantes faz com que seja aliada do sistema nervoso e da saúde do cérebro, estimulando "a concentração, a clareza mental e prevenindo o declínio cognitivo". Para além disto, os nutrientes mencionados "ajudam a proteger as células neuronais dos danos oxidativos", algo muito importante "no envelhecimento do cérebro, e auxiliam na produção de neurotransmissores essenciais para a memória".
É um cereal naturalmente livre de glúten e, por ser rico em fibra, consegue estimular a sensação de saciedade, o que pode ajudar a manter o peso controlado, mas também a reduzir o risco de doenças metabólicas, como diabetes.
Curioso? Podes comprar esta semente no Celeiro (€4,75/250g), onde aconselham que a uses, por exemplo, como farinha em algumas receitas de pastelaria ou padaria. Também podes espreitar a galeria de imagens para anotares as nossas recomendações da loja.