A Moda e o Skate continuam a rolar
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Se és de desportos de tabuleiro, este artigo não é para ti

Há os que dizem “ABD”! Mas a Moda e o Skate (e os negócios) continuam a rolar.

Confesso que para escrever este texto (que me leva para uma cultura e tribo que não são as minhas) li alguns artigos e até pesquisei expressões utilizadas por skaters. E sim, há todo um “vocabulário” que desconhecia do simples “SK8” ao “Am” que se usa para descrever todos os amadores (do skate) como eu.

Falar de moda e de skate é para muitos “ABD” ou seja, nada de novo e "Already Been Done". Mas a verdade é que há toda uma nova hype com novas colaborações e coleções de streetwear. O mundo (re)começou a andar de skate e a indústria da moda aplaude e agradece já que conhece bem os códigos desta cultura, desde os finais dos anos 60. Vieram primeiro as marcas especializadas como a Vans e mais recentemente parcerias que literalmente enlouqueceram os consumidores (em particular o mercado asiático) como a da Supreme e da Louis Vuitton em 2017. Os skaters diriam que o mercado do luxo teve um momento “Wipe Out”.

Depois de nos últimos anos a moda ter andado a namorar outros desportos, nomeadamente o futebol, esta cultura urbana está de volta e volta com ela as estratégias das marcas que se revêm no estilo icónico dos skaters.

Palace X Gucci 

A casa italiana Gucci confirmou os rumores que circulavam nas redes sociais, e anunciou a colaboração com a marca britânica Palace Skateboard. Uma parceria inesperada para alguns, mas entendida por todos os que conhecem a visão (visionária) do diretor criativo da Gucci Alessandro Michele. Lançada este mês, surge como uma coleção de moda livre, desinibida, sem género e adaptada aos códigos da rua. Se achávamos que já tínhamos visto de tudo quando a Supreme se juntou à Louis Vuitton, a estética irreverente surge em chinelos com os dois logótipos ou em mocassins com o emblema da casa italiana e adornados com uma jóia em forma de P de Palace. Há quem diga que é uma coleção que abre novos caminhos a futuras colaborações do género.

 

Lacoste X Thrasher

No final de setembro, foi a Lacoste que do ambiente do ténis saltou para uma colaboração surpreendente – e para alguns ardente, com a revista especialista em skate Thrasher. O icónico polo com o crocodilo da marca, bem como uma T-shirt, calças de treino e camisola, foram reinterpretados e estampados com os explosivos logótipos da marca e da revista rodeada de chamas.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

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Palm Angels X Vans

Também recentemente, ainda que numa colaboração mais provável, a marca de luxo Palm Angels associou-se à Vans, criando três modelos de ténis de inspiração retro para os fãs de skate… e claro, de moda. Modelos com um look vintage ainda que contemporâneos.

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