Semana de Moda de Milão | Fotografia: Rosdiana Ciaravolo/Getty Images
Nécessaire

"Menos é mais". A regra fundamental para tua pele neste outono/inverno

A pele merece cuidados em qualquer altura do ano, mas no outono e no inverno é sempre boa ideia reforçá-los. Deixamos algumas dicas de um profissional.

Com a chegada do outono, acabamos por tirar do guarda-roupa as peças mais quentes e arrumar os tops e vestidos de alças do verão. Fazemos esta adaptação devido ao tempo mais frio, mas não é só o guarda-roupa que deve mudar. 

Os cuidados com a pele também devem ter algumas adaptações, desde o banho aos séruns que usamos depois. Mas, no fundo, quer seja a forma como adaptas a rotina, a regra é só uma: simplificar. "Menos é mais", sendo que se devem privilegiar ingredientes de qualidade e com boa performance.

Mas e será que devemos colocar protetor solar mesmo no outono e inverno? E no banho? Podemos usar água quente para lavar o rosto? Rui Alexandre, Market Director da Divisão de Produtos de Grande Consumo da L’Oréal em Portugal, dá todas as respostas. 

Quais são as grandes tendências de skincare que vão marcar este outono/inverno?

Este outono/inverno será marcado por uma atenção redobrada à hidratação profunda, ao fortalecimento da barreira cutânea e à recuperação da pele após agressões externas – uma necessidade natural quando enfrentamos temperaturas mais baixas e vento, bem como um ar mais seco. A procura por produtos com ação reparadora, hidratantes e nutritivos deverá crescer, assim como o interesse por texturas sensoriais mais ricas e reconfortantes.

Temos assistido ao regresso de rotinas minimalistas. Essa tendência mantém-se ou vamos ver um regresso a rituais mais completos?

A simplicidade mantém-se, mas tem evoluído: já não falamos apenas de rotinas minimalistas, mas de rotinas inteligentes. O consumidor moderno privilegia menos passos, mas mais eficácia, procurando fórmulas multifuncionais, com benefícios reais e alta performance.

Que ingredientes ou texturas estão em destaque nesta estação e porquê?

Com a chegada do frio, a pele requer um maior cuidado com a hidratação, uniformidade e vitalidade. Ingredientes-chave deste outono/inverno incluem o ácido hialurónico, que continua a ser essencial pela sua ação preenchedora e hidratante; a niacinamida, que reforça a barreira cutânea e ajuda a uniformizar o tom; a vitamina C, que confere luminosidade e protege contra o stress oxidativo; bem como os péptidos, que são a estrela emergente da temporada, pela sua capacidade de estimular colagénio e promover firmeza. Além destes, também não devemos esquecer a importância dos ingredientes de origem natural, que ganham protagonismo nesta estação.

O skincare funcional, com produtos que respondem a necessidades específicas, está a ganhar força. Que áreas vão ter maior procura este outono/inverno?

O skincare funcional é uma das tendências mais fortes da estação, com a procura de soluções mais simples, mas mais eficazes. Menos é mais. Acima de tudo, o consumidor procura soluções com ingredientes de alta qualidade e boa performance para conseguir uma pele saudável.

Além disso, ingredientes e produtos multifunções, produtos comprometidos com a sustentabilidade, a tecnologia e a inovação ao serviço dos cuidados de pele, são aspetos bastante valorizados, não só nesta estação, mas ao longo de todo o ano.

Como adaptar de forma simples a rotina diária de cuidados de pele à mudança de estação, sem complicar demasiado?

A beleza da adaptação está na simplicidade e eficácia. Pequenas mudanças nos gestos de beleza podem transformar e fazer a diferença no cuidado da pele. Nesse sentido, uma limpeza com uma fórmula suave e hidratante, um sérum hidratante e um creme nutritivo, são suficientes para reforçar a barreira cutânea e devolver conforto à pele.

Importa também salientar que é fundamental a aplicação do protetor solar, mesmo nos dias frios ou nublados, sendo um hábito fundamental que, como sabemos, é muitas vezes esquecido. Os cuidados de pele devem ser ajustados e não reinventados por completo, uma vez que a pele gosta de adaptações sazonais às suas necessidades e ambiente que a rodeia.

Que erros mais comuns cometemos nos cuidados de pele quando chega o frio. E como podemos evitá-los?

Um erro recorrente e que não pode ser desvalorizado: o protetor solar não é dispensável no inverno. A realidade é que os raios UV e a radiação azul estão presentes todos os dias, mesmo que não esteja sol, reforçando a importância do protetor solar ao longo do ano.

Outra falha comum é recorrer a limpezas de pele demasiado agressivas, ou a água excessivamente quente, que enfraquecem a barreira natural da pele, removendo lípidos essenciais. Um dos erros mais frequentes passa pela desvalorização da hidratação das peles oleosas, quando estas também sofrem com a perda de água e necessitam de cuidados adequados. Assim, a resposta é simples: rotinas suaves, fórmulas adaptadas e consistência. Só assim conseguimos manter uma pele saudável, protegida e luminosa durante toda a estação.

Gourmet

Bono Cucina é a nova morada se queres degustar Itália à mesa

Fomos descobrir um novo restaurante italiano e ficámos rendidos. Rendidos ao risotto, à massa cappelletti e ao tiramisù com pistácio.

Nécessaire