Como bons portugueses que somos, gostamos de comer pão a qualquer hora do dia. Misto ao pequeno-almoço, para o molho do bife ao almoço, nas torradas do lanche e com queijo fresco ao jantar. As formas de comer pão são infinitas e, se estás num processo de emagrecimento, este alimento não tem de ser proibido.
Segundo a nutricionista Maria Gama, não tens de cortar no pão quando queres emagrecer, porque "se é um alimento que tu adoras, evita que fiques com vontade de petiscar de hora em hora, porque acabas por ficar saciado". O segredo está, sim, em saber escolher o pão.
Numa ida ao supermercado, os tipos de pão que deves evitar são todos aqueles que se apresentam embalados. Isto porque, normalmente, o rótulo mostra uma enorme lista de ingredientes, estando entre eles açúcar e óleos adicionados.
A alternativa? No supermercado, opta pelo pão de padaria com ingredientes simples, como farinha, fermento, água e sal; pão integral ou de mistura, com uma lista de ingredientes igualmente simples.
No fundo, pão "é um alimento nutritivo, faz parte da nossa cultura alimentar e, acima de tudo, é acessível a todos". Não o deixes de fora da tua alimentação só porque estás num processo de emagrecimento. O pão não é um vilão.
