Se o Walkman dos anos 80 ou o Discman dos anos 90 eram sinónimo de estilo nessas décadas, com a evolução da tecnologia a fusão entre o som e a moda tem enveredado por outros caminhos. A oferta adapta-se à procura, que recai sobre a alta tecnologia, mas principalmente sobre o design dos dispositivos para que possam ser exibidos.
Este tem sido também um trabalho da JBL que, mais uma vez, apresenta novidades que estão em linha com as tendências do momento.
"Hoje em dia há pessoas que têm orgulho em mostrar a marca, seja de roupa, seja eletrónica, querem exprimir isso. E a JBL fez uma alteração nos últimos dois anos, com um logo exagerado. A questão do logo é que é uma comunicação muito forte, está presente nos auscultadores, nas colunas, em tudo o que nós fazemos, porque é portátil e as pessoas andam na rua também", diz à VERSA Nelson Costa, gestor de produto da JBL, no evento de lançamento dos novos equipamentos.
O foco da marca tem sido a Gen Z, nascida em 1996, que procura o que é tendência, desde o logotipo bem visível, às cores. Em 2024, o roxo é a cor que marca a nova coleção JBL, fruto de uma pesquisa minuciosa.
"Temos um departamento com mais de 200 engenheiros, que fazem pesquisas relativamente à moda. No ano passado tivemos parcerias com a Harman, que é outra marca do grupo, com a Esquire, com revistas de moda. E temos realmente essa preocupação de ser um produto cool", acrescenta Nelson Costa.
Esse "cool" está refletido em três das novidades JBL, que aliam as cores tendência à inovadora tecnologia Auracast, que permite a transmissão de áudio para múltiplos dispositivos Bluetooth simultaneamente.
Este sistema está então presente na coluna portátil JBL Xtreme 4, que foi reforçada ainda com AI Sound Boost, tecnologia que analisa o áudio em tempo real através de Inteligência Artificial, personalizando a saída acústica para que o som saia mais potente e com menor distorção; na JBL Clip 5, uma pequena coluna portátil com um novo mosquetão que permite carregar o equipamento de forma segura numa mochila de viagem ou até nas calças; e ainda na JBL Go 4, agora com som ainda mais robusto e graves mais potentes.
Já no que toca aos auscultadores, surgem ainda os JBL Live Buds 3, JBL Live Beam 3 e os JBL Live Flex 3, todos eles cumprindo com dois requisitos essenciais nos dias que correm, sem fios e cancelamento de ruído, e têm ainda uma Smart Charging Case, que permite controlo remoto sem aplicações, através de um ecrã táctil como se fosse um relógio inteligente.
"Tanto o auscultador como a coluna são também hoje em dia um acessório que faz sentido estar ligado às tendências, não só de cores, como de formatos".
Tendência também, e mais benéfica, é a sustentabilidade, preocupação que foi reforçada neste novo lançamento. Todas as colunas possuem 100% de tecido reciclado nas grelhas e o próprio packaging é feito com embalagens recicladas e com tinta à base de soja.
Os novos equipamentos estarão em breve à venda no site JBL e lojas em Portugal, a partir dos €49,99.