Todos já o fizemos: levar o telemóvel para a casa de banho, seja para ler as notícias, responder a mensagens ou fazer scroll nas redes sociais. Mas poderá este hábito aparentemente inofensivo estar a prejudicar a nossa saúde?
Uma nova pesquisa apresentada na Digestive Diseases Week (DDW) em San Diego, nos Estados Unidos, sugere que sim. O estudo revelou que as pessoas que utilizam o telemóvel enquanto estão sentadas na sanita têm um risco de 46% mais elevado de desenvolver hemorróidas – aquelas veias inchadas e dolorosas no recto inferior e que afectam milhões de pessoas.
O estudo analisou 125 pacientes que estavam a realizar uma colonoscopia. Surpreendentemente, mais de 40% já tinham hemorróidas e 93% admitiram usar o telemóvel na casa de banho pelo menos uma vez por semana.
Os dados mostraram ainda que a idade, sexo, índice de massa corporal, actividade física e ingestão de fibras não influenciaram significativamente os resultados, pelo que o verdadeiro culpado parecia mesmo ser o tempo passado na sanita com o telemóvel na mão.
Entre os participantes que usavam o telemóvel na casa de banho, cerca de metade lia notícias, 44% navegava nas redes sociais, e 30% enviava mensagens ou e-mails. Muitos confessaram passar mais de 6 minutos agarrados ao telemóvel e a maioria reconheceu que o uso do aparelho prolongava significativamente o tempo que passavam sentados na sanita.
E é precisamente aqui que reside o problema: quanto mais tempo passamos sentados na sanita, maior a pressão exercida sobre as veias do recto, o que pode conduzir a inflamações e, eventualmente, às temidas hemorróidas.
Apesar de se tratar de um estudo pequeno e ainda preliminar, os especialistas acreditam que passar muito tempo sentado – especialmente na casa de banho – é um factor de risco para o desenvolvimento de hemorróidas.
Alguns médicos defendem que não devemos passar mais de 10 minutos na sanita, enquanto outros vão mais longe e recomendam um limite de 3 minutos. Fica o alerta.