A Balenciaga de Demna Gvasalia, o atual diretor criativo, não é uma estranha no que diz respeito ao comentário social através das suas peças de roupa e acessórios. Depois de, na mais recente coleção de pronto-a-vestir, ter homenageado os refugiados de guerra, desta vez o designer apela à sustentabilidade. Como? Através de uma coleção de ténis desgastados e sujos pelo seu constante uso.
A campanha, revelada na segunda-feira, mostra os ténis extremamente desgastados, marcados e sujos. “Estes retratados de naturezas mortas, do fotógrafo Leopold Duchemin, sugerem que os Paris Sneakers estão destinados a serem usados durante a vida toda”, é possível ler no site da marca.
Os ténis têm um desenho clássico que interpreta o atletismo do mid-century e o desgaste casual provocado pelo seu uso. Esta coleção é composta por ténis em preto, branco e vermelho. Têm um acabamento em lona e com bordas rugosas, dando assim o aspeto de já terem sido utilizados.
A coleção já se encontra disponível na loja online e nos espaços físicos da Balenciaga. Há também uma edição limitada a 100 pares dos ténis extra destruídos, aqueles que vemos nas imagens de campanha, que apenas se encontram disponíveis em balenciaga.com.