Chef João Oliveira. Fotografia: D.R
Gourmet

Prémio à Vista? Chef João Oliveira nomeado para o The Best Chef Awards

O chef do restaurante algarvio Vista pode vir a ser um dos melhores do ano. As razões estão na galeria.

O chef João Oliveira, de 31 anos, à frente do restaurante Vista, no Bela Vista Hotel & Spa, em Portimão, é o único português nomeado entre 100 chefs de todo o mundo, na sexta edição do The Best Chef Awards.

O nome do chef que vai levar a gastronomia nacional para Madrid, Espanha, entre 18 e 20 de setembro, está ao lado de outros que se distinguem lá fora, como é o caso do chef uruguaio Matias Perdomo, do francês Gerald Passedat e da canadiana Jessica Rosval — chefs que fazem obras primas como estas.  

Já João Oliveira, que está na lista de pré-seleção antes do ranking final do certame, tem dado cartas no restaurante algarvio com uma estrela Michelin desde 2017 — dois anos depois de assumir a cozinha do Vista, ie após ganhar experiência na Casa da Calçada, no The Yeatman e no Vila Joya.  

E o que é que se degusta aqui? Depende do regime alimentar, dado que existem dois menus de degustação inspirados na cozinha nacional e mediterrânica: um vegetariano só com produtos da Terra (150€) e outro que glorifica na mesa o que a vista dos pescadores capta no mar (170€). 

Este último começa com cavala, azeitona galega e azeite de carvão e termina com ruibarbo, yozu e hibiscos, pratos que têm potencial para conquistar um prémio no The Best Chef Awards. 

Quanto a ti, resta-te dar uma vista de olhos naquilo que de melhor João Oliveira e a equipa criam, empoleirado num balcão idlíco sobre o areal e o mar.  

Coolhunting

Fugir à chuva com classe: 17 guarda-chuvas da Mango à Gucci

A arma de combate contra a chuva está aqui. Do mais ao menos colorido, arrasa nos dias cinzentos.

Gourmet