Recentemente, surgiu um alerta que preocupou muitas pessoas que fazem unhas de gel e verniz gel. Descobriu-se que o chamado Trimethylbenzoyl Diphenylphosphine Oxide (TPO), um ingrediente presente em géis de construção, bases e top coats, está classificado como cancerígeno, mutagénico e tóxico para a reprodução, motivo pelo qual foi incluído na lista europeia de substâncias proibidas em cosméticos.
Devemos deixar de fazer unhas de gel por causa disso? Não. Desde o início de setembro, todos os produtos com TPO deixam de poder ser vendidos ou aplicados. Existe um outro motivo pelo qual devemos deixar de fazer unhas de gel? Depende.
"Uma manicure em gel de alta qualidade e bem aplicada protege, na verdade, as unhas frágeis e evita que se partam”, explica a nail artist Michelle Class no Woman and Home. “Mas, em alguns casos, as manicures podem danificar as unhas, especialmente se forem usadas técnicas de remoção inadequadas, como o limar em excesso ou processos agressivos de imersão, que podem danificar a placa ungueal", continua.
Fazer as unhas com gel ou verniz gel pode, então, ser até uma forma de as proteger, só devemos ter em conta as técnicas usadas em cada manutenção. Principalmente, se as fizeres em casa.
"Os géis DIY (faça você mesma) implicam muitas vezes uma preparação inadequada, uma aplicação irregular e, pior ainda, uma remoção incorreta, como descascar ou arrancar o gel. Além disso, muitas lâmpadas usadas em casa não secam o gel corretamente, o que pode causar descolamento, alergias ou sensibilidade a longo prazo aos produtos de gel".
Posto isto, podes continuar a fazer as unhas de gel ou verniz gel, só tens de ter cuidado com os métodos usados. Deixamos 49 imagens de unhas na galeria para te inspirares para a tua próxima nail art.
