Tens viagens marcadas para os próximos tempos? Se estiveres a planear ir de avião tens mesmo de saber que os regulamentos relativos ao que podes (ou não) transportar no porão do avião foram atualizados e, infelizmente, temos más notícias para quem não prescinde de uma power bank.
Agora, segundo a Agência da União Europeia para a Segurança da Aviação (EASA), este tipo de dispositivos, incluindo baterias portáteis, devem ser "transportados exclusivamente na bagagem de mão, sendo estritamente proibido incluí-los na bagagem despachada", lê-se na Executive Digest.
Porquê? De acordo com a agência, estes dispositivos podem "superaquecer, causar curto-circuitos ou até mesmo entrar em fogo" e, se estiverem no porão, não estão acessíveis à tripulação durante o voo, considerado assim um risco de segurança.
Para além disto, a agência estabeleceu que estas baterias de substituição devem ser protegidas individualmente, "seja com uma capa ou isolando os terminais, e não podem ultrapassar os 100 watts-hora".
É ainda importante saber que durante o voo não podes usar power banks e que, no máximo, cada indivíduo pode transportar apenas duas baterias extras ou carregadores portáteis. E, claro, as câmaras, computadores, smartphones e outros dispositivos com bateria devem ser guardados na cabine, nunca no porão do avião.
Estas regras já começaram a ser aplicadas. Se forem encontrados dispositivos com baterias de lítio na bagagem despachada, a mesma pode ser confiscada ou impedir que faças o embarque até a removeres.