48 horas no Cairo. Fotografia: Unsplash
Evasão

48 horas no Cairo: o que ver, onde comer, onde ficar

É uma das cidades mais fascinantes, enigmáticas e cheia de histórias. Se ainda não se aventurou nas ruas movimentadas da capital do Egito, deixamos algumas dicas. Prepare-se, porque em dois dias há muitos séculos para ver.

Cinco locais a visitar

São incontornáveis, e merecem ser vistas pelo menos uma vez na vida. As famosas pirâmides de Gizé, a cerca de 20 quilómetros do centro da capital, continuam a ser um dos principais pontos de atração da cidade. O complexo é considerado uma das sete maravilhas do mundo antigo, com cerca de cinco mil anos de história. E não desilude.

Para os amantes das compras, e de regatear por bons preços, o mercado Khan El Khalili, o maior do Cairo, é o lugar para se perder nas inúmeras lojas que vendem desde ouro a especiarias.

Enquanto não é inaugurado o tão aguardado novo museu do Cairo, o Museu Egípcio é o lugar para se cruzar com a história da civilização egípcia, com uma coleção impressionante de obras e objetos do mundo antigo. A atmosfera escura e em madeira faz lembrar uma das aventuras de Indiana Jones, e conte com algumas horas para conseguir ver parte do espólio, nomeadamente os tesouros de Tutankhamon.

Ainda que muitos turistas optem por um cruzeiro no Nilo de vários dias, que nos leva a cidades como Luxor e Aswan, no Cairo também é possível fazer um passeio de barco no Rio Nilo de apenas algumas horas. E a experiência é inesquecível. É o momento em que percebemos que é graças ao Nilo que surgiram as antigas civilizações e que continua a ter um papel importante na vida da capital. O pôr-do-sol junto no Nilo é difícil de descrever em palavras. Só vivendo a experiência.

Uma experiência diferente é a visita ao chamado Bairro Copta, considerado a região católica da cidade e onde ainda hoje moram a maioria dos cristãos. Uma área completamente diferente do resto da cidade, de ruelas e vielas. Na visita não deixe de entrar na Igreja de São Jorge, a título de curiosidade ainda hoje se conta que Maria, José e Jesus viveram aqui uns tempos na fuga para o Egipto.

Onde Comer

Se tivermos de eleger um lugar para uma refeição especial no Cairo a escolha recai no Taboula, na zona do Street Garden City. A cozinha de inspiração libanesa conquista os paladares mais aventureiros e a decoração torna-o num dos mais interessantes, intimistas e acolhedores do Cairo. A cozinha libanesa é bem conhecida pelos seus pratos deliciosos, e o Taboula acompanha essa reputação.

Onde Ficar

Nas margens do Rio Nilo, propomos o Four Seasons Hotel Cairo at Nile Plaza. O lugar perfeito para descobrir todos os mistérios da cidade. A localização é privilegiada, as varandas com vista para o rio proporcionam dos momentos mais bonitos do dia, seja o nascer ou o pôr do sol, e todo o serviço nos faz viver estas 48 horas como um verdadeiro luxo.

Nécessaire

Million Dollar Babes: estas 7 mulheres devem a boa forma física ao boxe

O boxe deixa os abdominais KO e as pernas em forma em poucas rondas. Está na altura de trocar o ginásio pelo ringue.

Evasão