É difícil pensar em algo menos bom quando planeamos uma viagem, afinal, quem gosta de percorrer o mundo só consegue pensar em lazer. No entanto, existe algo de que ninguém gosta quando viaja para destinos longínquos: o jet lag. Por definição, é um distúrbio temporário do sono que ocorre quando uma pessoa viaja rapidamente através de vários fusos horários, interferindo com o relógio biológico (ou ritmo circadiano).
As consequências vão desde o cansaço corporal às insónias, algo nada agradável quando tudo o que queremos é desfrutar do destino ou voltar à rotina no regresso. Ora tudo isto tem os dias contados, porque existe uma aplicação que combate o jet lag.
Chama-se Timeshifter e o conceito é simples: com base na ciência, a aplicação calcula e redefine o nosso ritmo circadiano, sendo que para isso informa-nos quando devemos estar expostos e quando devemos evitar a luz solar direta, quando fazer uma sesta ou quando ir para a cama e até quando tomar ou não café.
A aplicação foi desenvolvida em conjunto com cientistas de renome mundial e o algoritmo até já ajudou astronautas a gerir as suas viagens pelo espaço, assim como pilotos de Fórmula 1 e atletas olímpicos a ter um melhor desempenho durante as viagens. A diferença é que o algoritmo deixou de ser exclusivo desta massa da população e está disponível para todos através da app gratuita.
Assim, antes de viajares, deves descarregar a app Timeshifter, disponível para Android e iPhone.