Micasta Arinto DOC Bucelas Barricado 2024
Gourmet

Micasta lança novo vinho. "Uma nova dimensão de elegância, sem perder a alma"

Há um novo vinho para provar no mercado. É a nova referência Micasta, marca de Tiago Candeias que honra o Arinto... e não só.

Quem se lembra dos vinhos Micasta? Aqueles em que o Arinto é rei e Senhor, em que Bucelas é a raiz do projeto e em que Tiago Candeias é o jovem empreendedor que decidiu apresentar não só um vinho diferenciado, como um rótulo ímpar que conta histórias. 

Agora que a memória foi refrescada, é altura de conhecer a novidade da marca Micasta, o Micasta Arinto DOC Bucelas Barricado 2024.

"Cada vinho que lançamos é um novo capítulo da história do Micasta. Esta fase representa a continuidade do nosso compromisso com a qualidade, mas também a vontade de explorar novas técnicas e novas expressões da casta Arinto. O desafio é inovar sem nunca perder a identidade da marca. A tradição sempre me inspirou – o meu avô prensava diretamente para barricas de Carvalho e a fermentação era feita de bica aberta. Este ano decidi honrar essa memória e arriscar: mantivemos o Micasta fiel ao perfil vibrante do Arinto de Bucelas, mas parte da produção fez estágio de 6 meses em barricas. O resultado? Uma nova dimensão de elegância, sem perder a alma do Micasta", revela o produtor. 

Enquanto o primeiro vinho Micasta era "mais direto, fresco e vibrante – uma celebração da pureza do Arinto", explica, o segundo vinho "traz mais complexidade e profundidade".

"O Micasta Arinto DOC Bucelas Barricado 2024 combina frescura com notas mais ricas e estruturadas, fruto do estágio em barrica nova de carvalho francês e do processo de bâtonnage regular. Continuamos a ter um Arinto irreverente, mas agora com sofisticação e uma nova leitura da casta", explica Tiago Candeias. 

Este é um vinho que harmoniza bem com pratos mais estruturados, como peixe assado com molhos cremosos, risotos delicados, carnes brancas grelhadas e queijos de média cura, e pede um serviço entre os 12–14 °C. 

No que toca ao rótulo, o novo Micasta Arinto DOC Bucelas Barricado 2024 manteve a essência, mas tem agora mais textura e detalhe e até um novo apontamento. "A grande novidade está na personagem do nosso Barricado: o último tanoeiro em atividade na região, José Carlos Carvalho Quintão – o 'Zé Espiga'. Herdou a arte do pai e mantém viva uma das poucas tanoarias artesanais de Portugal. Uma homenagem perfeita a quem, com as suas mãos e ferramentas, também molda a identidade dos nossos vinhos", refere Tiago. 

O novo vinho Micasta está disponível na loja online e também estará presente em eventos e degustações que serão sempre anunciados no Instagram @micastawines. Fisicamente, pode ainda ser encontrado no Museu do Vinho e da Vinha de Bucelas, assim como em garrafeiras selecionadas em Lisboa e em alguns restaurantes parceiros.

Nécessaire

Afinal, deves ou não deves fazer unhas de gel? A culpa não é do TPO

Muito se tem falado nos últimos tempos sobre o perigo do TPO. Mas será que é a razão da nossa preocupação quando falamos de unhas de gel? Talvez não.

Gourmet