No Guarda-Roupa de David Motta: um universo de excentricidade

David Motta abriu as portas do seu estúdio de trabalho à Versa para nos falar do seu trabalho como stylist e nos guiar por algumas das peças mais icónicas do seu guarda-roupa.

Numa tarde quente de maio, enfrentámos uma das colinas lisboetas para nos encontrarmos com David Motta. O destino era o Príncipe Real, onde se situa o estúdio do stylist, um universo paralelo cheio de cor e muita arte. Lá fora a cidade movia-se normalmente, um fim de tarde português do costume, mas no interior daquelas quatro paredes respiramos a criatividade daquele universo único.

No Universo David Motta, ou simplesmente #DavidMottaWorld, o português dedica-se à arte do styling, isto é, um editor que transforma roupa em looks para modelos ou celebridades vestirem. Rodeado de peças belas e de paredes pintadas a cor-de-rosa, criam-se imagens de moda e também o lado menos conhecido de todo este processo: pedir roupas aos designers de moda, às marcas e às lojas e fazer os fittings para que estas assentem na perfeição em quem as vestir. E, para tudo isto acontecer, David Motta também cria as suas próprias moodboards de inspiração, faz reuniões para discutir pormenores e até dá aulas sobre styling.

PUB

David Motta é figura assídua nas Semanas de Moda portuguesas, nos eventos mais cobiçados da cidade e também na indústria da moda. Estudou Belas Artes e Comunicação em Nova Iorque e, em 2006, conseguiu um estágio no departamento de moda da edição norte-americana da Vogue. Na Big Apple também fez consultoria em Relações Públicas para nomes como Balenciaga, Narcizo Rodrigues e Proenza Schouler.

Transitou para Londres, cidade a que chamou casa durante perto de uma década e onde deu continuidade ao seu trabalho como stylist, e acrescentou também a direção artística, a curadoria e a produção em projetos de arte e ainda desenhou figurinos. No seu portefólio estão colaborações para grandes publicações de moda como Elle, Harper’s Bazaar e Paper Magazine. Um momento alto? Quando participou, como produtor, em 2018, na sessão fotográfica que Madonna protagonizou para a Vogue Itália, fotografada pela dupla Mert & Marcus.  

Foi com um sorriso na cara e uma grande disponibilidade que David Motta recebeu a Versa e, na primeira pessoa, contou-nos tudo sobre o seu trabalho como stylist, a relação que tem com a roupa e mostrou-nos algumas das peças de roupa mais icónicas do seu guarda-roupa.

PUB

Veja Mais

Já fez LIKE no VERSA?