Gás pimenta? Os SUVs militarizados já fazem parte do dia a dia da cidade

Comprar um SUV apetrechado com gás pimenta, detetor de armas nucleares ou puxadores eletrificados? Nos Estados Unidos, usá-los para levar os miúdos à escola é normal.

Nos Estados Unidos, a militarização de veículos civis é uma realidade. A Rezvani Motors, uma marca de automóveis criada em 2014, na Califórnia, por Ferris Rezvani, anunciou o lançamento de um novo SUV com vidro à prova de bala, luzes estroboscópicas, puxadores de porta eletrificados e espelhos que libertam gás pimenta. No site oficial da marca pode ler-se “A Vingança é Tua”, sendo detalhadas algumas das funcionalidades do carro, nomeadamente a libertação de fumos para despistar outros veículos ou um inaudito detetor eletromagnético de armas nucleares. Tudo ferramentas úteis para atravessar a cidade ou ir buscar os miúdos à escola.

Uma das características mais comuns em veículos de quatro rodas, mas que está em falta neste Vengeance, cujo preço vai dos 285 mil dólares até aos 499 mil dólares com todos os extras, é um pára-brisas traseiro, nota o Guardian num artigo publicado esta quarta-feira. “Em vez disso, os condutores são presenteados com um espelho retrovisor de vídeo ao vivo e uma câmara frontal com "realidade aumentada”, refere o jornal.

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Num vídeo publicado na rede social TikTok, uma mãe enumera as maravilhas do Vengeance, afirmando que uma das características favoritas do carro é o facto de vir equipado com coletes à prova de bala, capacetes e máscaras de gás. 

Classificado como um “tanque em esteróides”, a verdade é que este tipo de veículos representa a maioria das escolhas de automóveis por parte dos consumidores nos Estados Unidos, indica o mesmo artigo, que cita dados do Insurance Institute for Highway Safety que demonstram que um SUV “é duas a três vezes mais propenso a matar um peão numa colisão do que ao conduzir-se um carro normal”. Outros dados citados referem um estudo realizado no Michigan que constatou que 30% dos acidentes que envolvem SUVs a uma velocidade de aproximadamente 50 km/h  “resultam em fatalidades de pedestres”, um valor superior aos 23% de vítimas mortais resultantes de acidentes com veículos ligeiros à mesma velocidade. 

A razão por detrás destes números tem que ver com física, refere o Guardian. “Os SUV são mais letais devido ao seu enorme peso, extremidades frontais muito mais altas, e visibilidade mais fraca. Enquanto um carro normal geralmente bate nas pernas de um peão, atirando-as para o capô, um SUV bate na parte superior do tronco, ou cabeça, e depois esmaga-as debaixo das rodas.”

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