Comboio pode superar velocidade do avião mais rápido do mundo

O protótipo do T-Flight, um comboio de levitação mecânica, superou os 600 km/h e poderá, numa fase mais avançada de testes, ultrapassar os 1000 km/h.

O protótipo de um comboio T-Flight desenvolvido pela China Aerospace Science and Industry Corporation (CASIC) terá atingido mais de 623 km/h em outubro passado, batendo o atual recorde de velocidade alcançada num comboio de levitação magnética.

De acordo com o South China Morning Post, a informação da velocidade registada permanece “classificada”, mas a CASIC revelou que conseguiu alcançar “avanços significativos” com o último teste.

PUB

Esta foi a primeira vez que o maglev (comboio de levitação mecânica) conseguiu uma levitação estável enquanto viajava num tubo de baixo vácuo, utilizando a linha de ensaio à escala real de dois quilómetros que foi concluída em novembro. 

A empresa construiu uma secção de tubo de baixo vácuo com cerca de dois quilómetros num local de testes na província chinesa de Shanxi, escreve a Yahoo! Finance.

A CASIC realizou vários testes nos últimos meses, mas esta é a primeira vez que o seu comboio T-Flight bate um recorde. O comboio terá superado a velocidade máxima registada no maglev (603 km/h), estabelecida pelo comboio japonês da série L0.

Na segunda fase de testes, a via será alargada em 60 quilómetros para que o T-Flight possa atingir velocidades ainda mais elevadas. Espera-se que o comboio atinja os 1000 km/h o que tornaria possível realizar a viagem entre Shenzhen e Xangai em pouco mais de uma hora.

Atualmente, o avião mais rápido do mundo, o Boeing 747, atinge uma velocidade máxima de 1049 km/h. Caso se confirme a possibilidade de atingir velocidades superiores às já registadas, o comboio magnético tornar-se-á o meio de transporte mais rápido do mundo.

PUB

RELACIONADOS

Veja Mais

Já fez LIKE no VERSA?