Espuma, latex ou molas: eis o melhor colchão para um sono reparador

Este guia prático vai ajudar-te a escolher o colchão ideal para que tenhas um sono reparador.

Acordar várias vezes durante a noite com dores nas costas, cansada/o e com o colchão abatido ou deformado, não é normal. É sinal que ele já não está a cumprir a sua função.

O único passo a dar para voltares a dormir melhor, é trocar de colchão assim que possível. Mas, atenção, há fatores a ter em conta no momento de escolher e para isso a Versa, com a ajuda da La Redoute, preparou um guia prático que te vai ser muito útil na tomada de decisão.

PUB

Existem apenas três famílias de colchão, o de espuma, de latex e o de molas. Eis o que os distingue:

O COLCHÃO DE ESPUMA E A SUA RELAÇÃO QUALIDADE/PREÇO IMBATÍVEL

Se o critério de escolha for o peso, ou seja fácil de transportar, ser arejado, ter boa elasticidade e garantir uma boa relação qualidade/preço, então a escolha ideal é o colchão de espuma. Este é, habitualmente, feito de espuma de poliuretano e pode ser mais arejado e com memória de forma ou menos arejados e que demoram mais tempo a habituar-se à forma do corpo.

O COLCHÃO DE LATEX, INDEFORMÁVEL E DENSO

Se, por outro lado, o critério mais relevante for a resistência ao longo do tempo, então a escolha recairá num colchão de latex. Graças à sua alta densidade, suporta perfeitamente o corpo e oferece uma verdadeira independência na hora de dormir, não vais sentir os movimentos do teu parceiro durante a noite. Também é hipoalergénico, ideal para quem sofre de alergias.

O COLCHÃO DE MOLAS, REI DA VENTILAÇÃO

PUB

Por fim, se privilegias o fator ventilação e tens muito calor durante a noite, então a escolha vai ter que passar por um colchão de molas, já que a sua principal qualidade é a ventilação. Esta é uma tipologia de colchão que satisfaz um público maior, pois as molas permitem uma distribuição ideal do peso corporal, no entanto, temos um conselho para dar: se puderes, opta por molas ensacadas que, ao contrário das molas clássicas, oferecem uma maior independência a dormir.

Depois de escolhido o colchão, segue ainda estas dicas:

  • evita colocar o colchão no chão
  • areja o quarto regularmente
  • aspira o colchão com uma escova especial
  • vira-o regularmente
  • limpa a capa de proteção regularmente
  • lava as almofadas e o edredão
  • muda de colchão de dez em dez anos (3.650 noites) mesmo que ele não pareça usado ou deformado

PUB

RELACIONADOS

Veja Mais

Já fez LIKE no VERSA?