Sabias que podes (e deves) ter estas paredes instagramaveis em casa?

Mais do que instagramáveis, os sistemas verticais da Minigarden podem melhorar a qualidade do ar, acústica e alimentação. Conhece o projeto que espalha a natureza nas cidades.

Há algum tempo começámos a notar que os cafés e restaurantes da moda tinham um elemento de decoração comum: uma parede verdejante, que resulta de um jardim vertical com plantas vivas. Viraram tendência, mas ainda antes de o ser, já existia a Minigarden, projeto português que surgiu "para voltar a dar algum verde às nossas vidas".  

A marca surgiu em 2007 e na sua base está a agricultura, antes ainda de surgir uma revolução. 

PUB

“A ideia surge na sequência de um projeto agroalimentar da empresa. Com o objetivo de produzir hortofrutícolas de qualidade e em grande escala, desenvolvemos um sistema vertical de cultivo de plantas, que se mostrou ideal para a produção agrícola profissional de pequenos frutos, hortícolas e plantas aromáticas”, conta à Versa António Rodrigues, CEO da Minigarden.  

De uma escala profissional para uma escala informal que chega às casas nas cidades foi um salto, bastou dar uso à tecnologia patenteada de rega e nutrição automáticas e começar a Urban Green Revolution, que tem como missão proporcionar lazer, estética, ambiência e alimento através de ambientes verdes urbanos.  

Quem pode ter um Minigarden? 

É sabido que nem todos temos aptidão para cuidar de plantas. Ainda que a pandemia tenha sido uma grande academia que nos deu tempo para estudar e para dar atenção aos vasos nas varandas ou nos jardins, essa “moda” ficou pelo caminho.  

Contudo, o desejo de levar para dentro de casa algum verde que nos traga a sensação de proximidade com a natureza continua e atualmente é mais fácil ter uma horta ou um jardim vertical num pátio, terraço ou varanda, pelo menos segundo o CEO da Minigarden.   

PUB

“O mercado disponibiliza um conjunto de soluções que podem ser integradas no sistema Minigarden e que permitem criar as condições ideias para o cultivo de plantas com sucesso: controladores de rega wifi, bombas de água fotovoltaicas, luzes LED para crescimento de plantas, entre muitos outros”, refere.  

Toda a gente pode assim ter um Minigarden, mas há duas coisas a ter em conta: “As plantas são seres vivos… têm de ser cuidados” e errar é humano, por isso, caso a sobrevivência das plantas e hortícolas esteja em causa, a Minigarden já está preparada para ajudar através do recente serviço Living Walls by Minigarden, dedicado à instalação e manutenção de jardins verticais.  

Mas talvez a questão que impera não seja quem pode ter um Minigarden, mas sim quem não o quererá ter? E nem falamos no facto de ser instagramável, mas sim nas diversas vantagens.

“Um jardim ou uma horta vertical Minigarden bem cuidada qualifica a própria casa, quer seja ao nível cénico, ambiental, educacional ou alimentar. Contribui para o aumento da biodiversidade, poderá melhorar o desempenho térmico e acústico da sua casa, melhora a qualidade do ar, fixa o carbono, poderá cultivar os seus próprios alimentos, isto tudo e muito mais com o sistema que utiliza a água para rega da maneira mais eficiente do mercado”, refere António Rodrigues. 

PUB

Existem quatro modelos – o Minigarden Basic,Minigarden Vertical,Minigarden Corner e Minigarden One – e agora também o Minigarden Black ECO.

Trata-se de uma solução muito mais sustentável no seu todo, não só por ser fabricado com 100% de polipropileno reciclado, como pela cor preta mais eficaz na proteção à radiação solar e no preço, mais em conta do que as restantes opções.  

Onde é que já vimos isto? 

Talvez sem saberes, já conhecias a Minigarden. Os jardins verticais deste projeto estão por toda a parte, incluindo em alguns espaços famosos em Portugal: no restaurante JNcQUOI Asia, no Luster Hotel Oui Mais Non, no Subenshi Aveiro ou no Jardim de Leitura em Beja.  

PUB

Também lá fora andam os jardins verticais Minigarden, em instalações como o Gapi Villa Restaurant, em Marrocos, nos Jardines de México e ainda em Espanha, Hungria e no Chile.  

Não é por acaso que o sistema vertical Minigarden de plantas vivas é o mais procurado da marca, mas também tu podes ter uma parede verde ao aderir à Urban Green Revolution.  

Há opções para todas as carteiras, sendo dois dos mais em conta o Minigarden Basic S Uno (€22,95) e o Minigarden Corner 1 Set Black ECO (€24,95). Podes ver tudo no site do projeto.  

PUB

RELACIONADOS

Veja Mais

Já fez LIKE no VERSA?