Pode uma cadeira ajudar a perceber o contexto social e cultural de um país? Esta exposição explica como

Em “Esperar Sentado… O design da cadeira em Portugal”, mostra como a cadeira enquanto objeto pode servir de “barómetro das condições culturais e sociais” de um país e qual a sua evolução no contexto do design português.

É um objeto transversal às nossas vidas, servindo múltiplos propósitos. Na exposição “Esperar Sentado… O design da cadeira em Portugal”, patente até outubro na Roca Lisboa Gallery, na Avenida da Liberdade, olha-se para este móvel não apenas de um ponto de vista utilitário, mas também de um prisma histórico e cultural, analisando a sua evolução no panorama do design nacional. 

PUB

Com curadoria de Pedro Novo, e partindo dos testemunhos de diferentes criadores, percorre-se assim a história da cadeira como elemento do design feito em Portugal através da mostra de exemplares desenvolvidos por Carmo Valente, António Garcia, Marco Sousa Santos, Paulo Parra, Pedro Silva e Daniel Caramelo.

Olhando para estes objetos, entendidos como corriqueiros no nosso dia a dia, estabelece-se um “barómetro das condições culturais e sociais que atravessaram o país”, tentando traçar-se a sua evolução na segunda metade do século XX,  detalha a organização da mostra em comunicado.

A exposição, que é de entrada livre, pode ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 10h30 e 17h30.

PUB

RELACIONADOS

Veja Mais

Já fez LIKE no VERSA?