Dois pode ser uma multidão: estas viagens são para fazeres sozinha

Estamos felizes por anunciar que os tempos mudaram e é cada vez mais seguro viajar a sós.

Se este artigo te chamou à atenção, é porque pensas embarcar numa aventura a solo. Mas se ainda não sabes bem para onde ir, sugerimos 11 destinos que não vais ter medo de descobrir sem companhia.

Austrália

PUB

É um país muito seguro, com uma taxa de criminalidade quase nula. Aliás, Melbourne já foi eleita diversas vezes como uma das melhores cidades para se viver, em parte devido à sua segurança. Os australianos respeitam muito as mulheres, por isso não tens de te preocupar com o assédio por onde quer que andes. As principais ameaças na Austrália são, sobretudo, as espécies perigosas de flora e fauna, as ondas gigantes, os répteis e desastres naturais que podem ser fatais, por isso é importante que sigas os conselhos das autoridades e todos os sinais de segurança que te forem sendo indicados.

Nova Zelândia

A vizinha da Austrália não é muito diferente no que diz respeito à segurança, o crime que existe é na maior parte composto por pequenos roubos e furtos de bolsas. Está em segundo lugar no Índice Global da Paz. Se escolheres este destino, deves tomar as precauções básicas exigidas durante qualquer viagem.

PUB

Irlanda

Aqui não é nada estranho ver turistas que viajam sozinhos. Os irlandeses são muito recetivos e amigáveis e basta ires a um pub para conheceres pessoas num instante.  O pequeno furto é a forma mais comum de crime na Irlanda, mas, se seguires as regras básicas de precaução, não deverás ter problemas. Embora a Irlanda seja bastante segura para as mulheres que viajam sozinhas, os ataques de motivação sexual estão a aumentar em Dublin e é aconselhável que se tomem medidas de precaução extra, especialmente depois de anoitecer. Está em terceiro lugar no Índice Global da Paz.

Escandinávia

A Escandinávia abrange a Suécia, a Noruega e a Dinamarca. A Noruega e Dinamarca já foram eleitas diversas vezes como os lugares mais felizes para se viver. São países extremamente desenvolvidos e seguros, com uma excelente qualidade de vida. Os escandinavos podem não ser tão animados como os latinos mas são muito solícitos, agradáveis e, principalmente, respeitosos com as mulheres.

PUB

Finlândia

É um dos países mais calmos e amigáveis do mundo.  É o quarto país mais próspero do mundo, incorruptível e moderno. É comum que os pais deixem os bebés a dormir no carrinho na rua enquanto visitam uma loja ou vão a um café e, mais na zona do campo, é comum deixar carros e portas da casa destrancados. No entanto, há alguns roubos de bicicletas, por isso tem cuidado se alugares uma. Sobre outros pequenos furtos, uma curiosidade: os carteiristas são quase sempre estrangeiros.

Canadá

De todos os países do continente americano, o Canadá é o mais seguro. O povo canadiano é considerado um dos mais recetivos do mundo. Montreal, por exemplo, é muito iluminada à noite e, por isso, mais segura para as mulheres andarem sozinhas. Além disso, tem uma das taxas de criminalidade mais baixas do país.

Bélgica

Este é um dos países mais seguros e pacíficos da Europa, sendo um destino imperdível para as mulheres que desejam viajar sozinhas. Tem castelos e praças construídos na Idade Média e muito bem conservados até hoje e uma das melhores gastronomias da Europa, com a melhor batata frita do mundo e chocolates e cervejas incríveis.

PUB

Costa Rica

A Costa Rica é o país da América Central para onde mais mulheres viajam sozinhas, por ser o país mais seguro da parte central do continente americano. O povo local é muito hospitaleiro e descontraído e cumprimentam todos com sua saudação oficial: “Pura Vida!”. Como vivem muito do turismo, os costarriquenhos preocupam-se muito com o bem-estar dos visitantes para que voltem sempre.

Áustria

Se procuras uma experiência de viagem marcante e a solo pela Europa, Viena deve estar na tua lista. Em primeiro lugar, porque a taxa de criminalidade é uma das mais baixas do mundo; em segundo, cerca de 30% da população é solteira, portanto se a cidade é suficientemente segura para as mulheres solteiras viverem, então não tens de te preocupar em passar alguns dias sozinha.

Vietname

O Vietname é um dos destinos mais seguros do sudoeste asiático para mulheres que viajam sozinhas. A  principal fonte de rendimento dos vietnamitas é o turismo, portanto, a segurança dos turistas é a principal preocupação dos locais. Talvez seja na capital, Hanói, com 6 milhões de habitantes, onde existam mais crimes de rua como pequenos furtos ou problemas com pessoas embriagadas. Mas usa o bom senso básico, evita andar sozinha à noite e em zonas mal iluminadas e isoladas e tudo correrá bem.

Islândia

A Islândia ocupa o primeiro lugar no Índice Global da Paz, por isso é o país mais seguro para viajares sozinha. Tem um povo muito recetivo e educado com os turistas, tem taxas de criminalidade baixas, exceto, talvez, na capital Reykjavík, onde recentemente houve relatos de pequenos furtos e alguma violência noturna. Mas, na verdade, as maiores ameaças para os turistas na Islândia são os desastres naturais que possam ocorrer.

PUB

RELACIONADOS

Veja Mais

Já fez LIKE no VERSA?