João Rodrigues tem um restaurante itinerante que vai percorrer o país

Em 12 meses, o antigo chef do Feitoria vai percorrer 12 regiões do país. A primeira Residência, como se intitula este projeto, acontece entre 20 e 22 de janeiro, em Boticas, Trás-os-Montes.

Depois de 13 anos ao comando da cozinha do Feitoria, e de ter conservado a estrela Michelin alcançada um ano antes da sua chegada por mais de uma década, João Rodrigues deixou o restaurante do Altis de Belém, em Lisboa, em abril de 2022, para se dedicar a projetos pessoais, como o seu Matéria, que é uma espécie de repositório dedicado a produtos e produtores portugueses.

Depois de um interregno, em 2023, João Rodrigues terá um restaurante itinerante que, ao longo de 12 meses, passará por 12 regiões do país, continuando a sua missão de valorização dos produtos e produtores nacionais.

PUB

Intitulado Residência, o novo projeto do chef é apenas uma das novidades que apresentará durante o ano. Numa entrevista concedida ao jornal Público, o chef revelou que planeia também abrir um restaurante em Lisboa, com data de abertura prevista para março e outro na zona Oeste, já em 2024.

“De Norte a Sul, todos os meses, um local diferente será ocupado, fazendo dele residência temporária. Os produtos típicos de cada estação, assim como a relação estreita com os pequenos produtores locais, serão a base para a confeção dos menus”, elucida uma nota de imprensa enviada sobre o projeto que arranca a 20 de janeiro, em Boticas, em Trás-os-Montes. 

Na primeira paragem, João Rodrigues irá instalar-se n’A Casa do Pedro, uma casa-restaurante que integra a Rota das Tabernas do Alto Tâmega, e que tem como anfitriões Pedro e Ana, agricultores e produtores de porco bísaro e carne Barrosã.

Nos dias 20 e 21 de janeiro, irá cozinhar um menu de degustação com sete pratos servido ao jantar, fazendo brilhar os produtos locais, como as batatas, couves e fumeiro. A 22 de janeiro, a estadia termina com um almoço em que Vítor Adão, chef do Plano e Planto, em Lisboa, que é natural da região, será seu convidado, servindo um cozido seguindo a tradição da região.

A harmonização vínica ficará a cargo de Daniel Rocha e Silva, escanção que passou pelas salas do Prado e do Essencial, em Lisboa, e que atualmente integra a equipa da Vin Identitaire/ Terroir, uma importadora e distribuidora de vinhos.

Os menus dos jantares servidos a  20 e 21 de janeiro têm o valor de €80 por pessoa, com harmonização de vinhos já contemplada, enquanto que o almoço de dia 22 fica por €45, também com pairing de vinhos.

PUB

RELACIONADOS

Veja Mais

Já fez LIKE no VERSA?