Ainda antes de existir a Jak, marca portuguesa de ténis de alta qualidade, já tinha sido criado o modelo Royal, que viria a ser um dos grandes sucessos. Decorria o ano de 2014 quando a designer Isabel Henriques da Silva e o gestor José Maria Reffóios decidiram, a partir destes ténis, que queriam criar a sua própria marca.
“Na altura, tínhamos uma outra marca mais clássica, a OFFICINA Lisboa, que produzia sapatos para mulher e para homem, de estação, e que era, sobretudo, distribuída por lojas multimarca. Foi durante essa época, mais precisamente em 2014, que criámos o nosso primeiro modelo, o Royal. Uma combinação de fatores, fizeram-nos procurar um modelo de negócio diferente, num produto que cumprisse uma função mais prática e mais atual”, explica Isabel à Versa.
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Nasceu assim a Jak, uma marca que pretende oferecer “sneakers de alta qualidade, sem estações, sem género, sem saldos e vendidos diretamente ao consumidor, a um preço justo".
A intemporalidade é uma das grandes bandeiras da marca no que toca ao design. Já no que diz respeito à durabilidade, a rigorosidade na qualidade dos materiais e o modo de confeção manual numa fábrica portuguesa em Santa Maria da Feira têm sido os fatores chave.
“A extrema atenção ao detalhe obriga-nos diariamente a revisitar e a evoluir os modelos existentes. Em alguns casos chegamos a testar mais de dez fornecedores de peles para encontrar o equilíbrio certo", refere Isabel. “Pensamos em tudo ao pormenor, desde as escolhas dos componentes até cada parceiro com quem trabalhamos. Não podia ser de outra forma, até porque é isso que faz que possamos levar mais longe a nossa política de sustentabilidade e a visão do negócio”, acrescenta o sócio fundador.
Royal: um nome e referência há quase uma décadaPUB
Habitualmente, primeiro surge a marca e depois a respetiva oferta, mas no caso da Jak foi a criação de uns ténis, mais precisamente os Royal, que motivaram a criação da marca. E, passados nove anos, há uma questão que se impõe: qual a razão de tamanho sucesso?
"Os Royal vão ser sempre especiais porque foram os primeiros e, como primeiros, foram os que preencheram a lacuna que detetámos que havia no mercado. Acredito que seja isso que faça com que, passados nove anos, este modelo continue a ser um best seller”, aponta o co-fundador da Jak.
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Todavia, por mais que tenham sido um sucesso de vendas ao longo de quase uma década, é chegado o momento de os Royal sofrerem não uma, mas duas mudanças.
Uma delas resulta da união de conceitos e ideias entre os fundadores da Jak e Kelly Dassault, fundadora da 27 Lisboa, e juntos fizeram um upgrade ao best seller da Jak com o objetivo de fundir a essência de ambos os projetos. Mantêm-se assim os traços minimalistas e o luxo discreto dos Royal, aos quais foi acrescentado um toque de cor, o icónico azul da 27 Lisboa, num modelo de edição limitada, à venda por €180.
“A 27 Lisboa tem uma cor predominante, muito forte, característica que não é tão comum de se encontrar num produto JAK - o que fez com o que desafio se tornasse mais aliciante: perceber como fundir a personalidade e atributos das duas marcas, num dos modelos icónicos da JAK”, refere Isabel Henriques da Silva.
Outra versão dos Royal foi feita em colaboração com a Huarte, marca portuguesa que desfilou no Portugal Fashion com ténis da Jak, agora disponíveis para uma segunda vida após terem sido usados durante apenas 10 minutos na apresentação da coleção outono/inverno 2023 da Huarte.
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Aos 18 pares usados no desfile do Portugal Fashion foram apenas alteradas as solas, agora com as cores icónicas da coleção da Huarte, e estão prontos a serem usados nesta e nas próximas estações. Custam €230.
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Até aqui só falámos dos Royal, mas há também para descobrir nesta marca portuguesa os modelos S01 Vegan, Mercury II, Glove, Atom, Vantage, Legacy, Atlas Low, Nova, Fika, S03 e os G3. E parece que, em breve, ainda mais haverá para explorar.
"Estão preparadas algumas novidades que ainda não podemos divulgar, mas que saem do espectro dos sneakers, com o objetivo de fazer a Jak evoluir como marca de lifestyle”, avança José Maria Reffóios à Versa.
Além da nova oferta de artigos, o co-fundador anuncia ainda a intenção de criar pop-ups dentro e fora de Portugal.
Para já, para comprar uns icónicos Royal ou qualquer modelo da marca basta aceder ao site ou ir até uma das lojas físicas: na rua Nova da Trindade 4A, em Lisboa, ou na rua de Santa Catarina 28, no Porto.
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