A pergunta que se impõe: óleo de alecrim faz mesmo crescer o cabelo?

Recentemente, o óleo de alecrim tornou-se um fenómeno do TikTok porque, aparentemente, faz crescer o cabelo. Se este tema te interessa, vem daí.

De massagens a escovas especiais, passando por soros caseiros como água de arroz, o tema “crescimento de cabelo” tem dominado o TikTok nos últimos tempos e não param de surgir vídeos e mais vídeos com soluções que prometem ser milagrosas.

O óleo de alecrim é o mais recente ingrediente na fila de produtos virais na área da beleza e acredita-se que possa ser mesmo eficaz. Mas quais são as vantagens desta planta para o cabelo? O óleo de alecrim realmente faz o cabelo crescer?

PUB

Para já, há algumas razões simples que lhe dão credibilidade: primeiro, é um produto natural, o que é sempre muito valorizado no mundo da beleza; segundo, o óleo essencial de alecrim possui propriedades vasodilatadoras, estimulantes, antimicrobianas e anti-inflamatórias que podem ajudar a acalmar o couro cabeludo irritado e promover o crescimento dos fios.

Fora questões capilares, o alecrim tem uma longa história de uso como auxiliar de memória e de concentração. Portanto, tudo parece indicar que se trata de um ingrediente poderoso. No entanto, antes de usarmos qualquer produto devemos sempre testá-lo, especialmente quando falamos de óleos essenciais porque são mais fortes e concentrados do que outros produtos e podem perturbar um couro cabeludo sensível.

PUB

Mas feito este parênteses, investigações em torno do óleo de alecrim indicam que é um produto muito promissor. Um estudo de 2015 comparou o óleo de alecrim ao minoxidil, uma substância que estimula o crescimento capilar, e, após seis meses, ambos os grupos que os utilizaram observaram melhorias significativas no crescimento do cabelo. Descobriu-se ainda que o óleo essencial de alecrim pode ser eficaz no tratamento da alopecia areata, uma doença autoimune que causa perda de cabelo ou pelo, no couro cabeludo, rosto e corpo.

Mas como o devemos aplicar?

Existem vários produtos de compra com este ingrediente e, nesse caso, basta seguir as instruções fornecidas. No caso de óleo caseiro, podes usá-lo diariamente, colocando umas gotas no champô ou diretamente no couro cabeludo. Mas como acontece com qualquer produto, informa-te bem antes de o começares a usar.

Vê neste vídeo como fazer óleo de alecrim em casa.

A aplicação regular e consistente é sempre a melhor forma de garantir resultados, mas é também importante que não descures uma boa alimentação, atividade física, sono de qualidade e cuidados diários com os fios, como hidratações e lavagens recorrentes.

PUB

RELACIONADOS

Veja Mais

Já fez LIKE no VERSA?