Stranger Things: Depois de Kate Bush, o fenómeno estende-se a um dos clássicos de Metallica

Graças à série da Netflix, a música ‘Master of Puppets’ teve um aumento de 237% no número de vezes em que é tocada no Spotify.

ALERTA: Este artigo pode conter spoilers sobre a segunda parte da última temporada.

Se o tema ‘Running Up That Hill’, da cantora britânica Kate Bush, subiu inesperadamente aos tops de vendas e de streaming nos Estados Unidos e um pouco por todo o mundo depois de passar em várias cenas da primeira parte da quarta temporada de Stranger Things, o fenómeno voltou a repetir-se na passada sexta-feira, com a estreia da segunda parte da última temporada da série original da Netflix. ‘Master of Puppets’, música que integra o álbum homónimo de 1986, da banda norte-americana Metallica, está a ser tocada mais vezes na plataforma de streaming de música Spotify desde que foi usada na ´serie,

PUB

A explicação? Talvez por ser usada numa das cenas mais fantásticas do último episódio. É que, segundo o Spotify, a música da banda que atua a 8 de julho no festival NOS Alive, em Oeiras, teve mais 237% de streams do que o habitual no dia depois após a série se ter estreado.

No dia após a estreia do último episódio da quarta temporada, a música teve mais 237% de

streams do que num dia normal em Portugal, o que se traduz em 3,4 vezes mais streams do

que a média”, detalha a plataforma. 

O Spotify aproveitou a ocasião e criou uma playlist inteiramente dedicada à série criada pelos irmãos Matt and Ross Duffer, que inclui as músicas utilizadas em cenas da temporada final.

A 30 de maio, quando se estreou o primeiro capítulo da quarta temporada, o stream de ‘Running Up That Hill’  no serviço de áudio aumentou 8700% a nível global, revela agora o Spotify. Segundo os dados revelados pela empresa, em Portugal, o número de vezes que música de Kate Bush foi tocada cresceu 1600%.

PUB

A supervisora de música de Stranger Things, Nora Felder, explicou à Variety que a escolha da música dos Metallica foi feita pelos irmãos Duffer, ainda numa fase de pré-produção. “Foi outra daquelas músicas ‘que tinha de ser’”, disse, citada pelo mesmo site. “Esta parte da história foi antecipada para ser um momento pivotal e uma cena de levantar os cabelos, na qual Eddie heroicamente enfrenta luta da sua vida”, antecipou.

James Hetfield, líder dos Metallica, refere que a música, considerada um dos grandes clássicos da banda, é sobretudo sobre drogas e sobre como as adições têm o poder de controlar as pessoas. Para Felder, por sua vez, tudo faz sentido na escolha da música – já que Vecna, o antagonista da série e a as drogas, a que 'Master of Puppets' faz alusão, são próximos. “Partilham similitudes no facto de que ambos têm poderes para roubar às pessoas os seus poderes.”

PUB

RELACIONADOS

Veja Mais

Já fez LIKE no VERSA?