Menos é mais? O que nos traz a cirurgia plástica e estética em 2024

A Versa falou com Ana Silva Guerra, médica especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética, sobre o que nos traz o futuro na área da cirurgia plástica e da medicina estética.

O interesse e a curiosidade na área da cirurgia plástica e da medicina estética são cada vez maiores, seja entre mulheres ou homens. E a grande preocupação é envelhecer lentamente e com todos os cuidados, sem artificialidade.

"Não é o que procuramos todos?", indaga Ana Silva Guerra, médica especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.

PUB

As estatísticas mundiais dizem-nos que 2022 foi o ano dos procedimentos estéticos. Em 2023, embora as intervenções cirúrgicas continuem a ser populares, verificou-se um ligeiro decréscimo global.

As modalidades não cirúrgicas assumem-se como líderes – sem tempo de recuperação, sem mudanças drásticas, mas com resultados cumulativos e progressivos.

Menos é mais, sem exageros – uma rotina de cuidados que com resultados prolongados e que apostam na prevenção

"Não esquecer os segredos para preservar o que foi alcançado com a cirurgia. Cirurgia uma vez, preservação de resultados sempre! E assim, as neurotoxinas, os bioestimuladores, o ácido hialuronico, o microneedling, o laser CO2 fracionado são as poderosas e populares armas do slow aging", revela a médica.

Segundo Ana Silva Guerra, 2024 vai dar continuidade a esta tendência. "Menos é mais, sem exageros – uma rotina de cuidados que com resultados prolongados e que apostam na prevenção". Em termos de cirurgias, as apostas vão manter-se "na mama, no contorno corporal e no rosto, mas precisamente, a abordagem das pálpebras e do nariz".

PUB

Com o que é que podemos contar hoje em dia? O que está a mudar para melhor na área cirúrgica?

"Tudo! Temos pacientes mais informadas e médicos mais disponíveis a partilhar o seu conhecimento. As técnicas anestésicas são menos agressivas, altamente seguras e as recuperações são rápidas", explica.

"A blefaroplastia, ou cirurgia palpebral, vai continuar a crescer e será uma das mais escolhidas em 2024! Em menos de uma semana é possível o regresso ao trabalho e com um semblante muito mais leve e jovem. Para além de ser realizada sob anestesia local, tem um pós-operatório tranquilo e sem dor".

Na cirurgia mamária, a saga dos implantes continua: põe, troca e retira!

Na cirurgia mamária, a médica prevê que a saga dos implantes vai continuar. "Põe, troca e retira! Há cada vez mais pedidos de explante (remoção dos implantes) mas ainda quem ganha é quem põe. O aumento mamário é cada vez mais previsível, no que toca a resultados, tem uma taxa de satisfação enorme e é seguro", diz Ana Silva Guerra.

O contorno corporal também é dos procedimentos mais requisitados. "A lipoaspiração de alta definição tem o seu público alvo, mas há cada vez mais a consciência de que não é um procedimento para todos. É para os que conseguem cumprir os bons hábitos alimentares aliados a ao exercício físico constante, caso contrário, corremos o risco de nos arrependermos de esculpir o corpo à imagem de músculos que não trabalhamos e que até preenchemos com gordura", alerta a especialista.

PUB

RELACIONADOS

Veja Mais

Já fez LIKE no VERSA?