"EUROPECORE" a nova tendência
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"EuropeCore": a Europa que não se visita, mas que se veste

A Europa já não é só um destino a visitar. É um ideal de escapismo que, neste verão, inspira o mundo a querer vestir-se como os europeus. Ou como os imaginam.

O ciclo de vida das tendências de moda virais parece ter entrado em modo fora de controlo. Nas redes sociais, em particular o TikTok, todos os dias, qualquer um de nós pode lançar uma nova tendência. Hoje é o "CottageCore", amanhã o "BarbieCore", dias depois já temos o "MermaidCores" ou o "Quiet Luxury" a dominar as hashtags. E, ao mesmo ritmo, tornam-se mainstream e é vê-las nas ruas.

A mais recente chama-se "EuropeCore", é a conversa digital do momento, nomeadamente nos Estados Unidos, com os consumidores a olharem para a Europa como um estado de espírito… que se veste. Segundo um artigo da Nylon, este verão suspira-se por umas férias no Mediterrâneo e, como os preços das viagens se tornaram proibitivos para muitos, é através da moda que do outro lado do Atlântico se vive o que, na realidade, não se pode viver.

Como estética traz um estilo flirty e frivolo, roupas confortáveis para férias, mas não das que se usam em casa. Há uma romantização hiper-feminina do guarda-roupa, com rendas em doses extras, pérolas, peças de seda, saias largas usadas com um top e sandálias de tiras, uma representação de um ideal de férias na Europa, mas que não traduz necessariamente as tendências reais da moda europeia. E é no TikTok que se criam mais conteúdos, com influencers em vídeos como “viver um verão italiano na Virgínia”, o “coordenado Europa”, o “roupa de verão espanhola”, e mesmo com viagens inexistentes encontra-se “o que levar na mala de viagem para a Europa”.

A romantização da vida na Europa pelos americanos não é novidade, mercado que sempre olhou para as grandes marcas francesas e italianas como o grande exemplo de moda no mundo. Mas as questões políticas, económicas e a agitação social nos últimos anos reforçou esse deslumbramento por uma Europa – ensolarada, com cidades históricas e um mar povoado de iates, vista como um escapismo à sua realidade, como um ideal que, da Grécia a Formentera, se traduz num estilo de vida mais calmo e onde se é feliz com uma simples saia fluida.

O momento é então do "EuropeCore", enquanto não se torna viral uma nova tendência. 

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