Espelho | Fotografia: Unsplash
Coolhunting

A Marca Pessoal Louca: O Lado Que Todos Evitam?

O artigo de opinião de Carla Viana ajuda-te a identificar a "Marca Pessoal Louca".

A construção de uma marca pessoal consistente e autêntica é considerada uma das chaves para o sucesso a longo prazo. Mas, há algo me intriga neste cenário: a "A Marca Pessoal Louca". Um termo que aqui utilizo como provocativo, porque nem tudo é bonito e transparente numa marca pessoa. Mas devia? Claro que sim! A marca pessoa deve pautar-se por princípios e valores éticos. Costumo dizer em privado que há algo que o ser humano pode ter e que dinheiro nenhum no mundo compra: a educação e a higiene. Porque se consideramos que as outras pessoas não reparam nisso. Desenganemo-nos, reparam sim, e muito. Para além de que o mais importante é não somos homo sapiens, somos (supostamente) seres civilizados.

O que é a "A Marca Pessoal Louca"?

É um termo provocativo que captura a essência de um lado menos virtuoso de uma marca pessoal. No coração desta marca “louca” reside uma abordagem que pode ser caracterizada pela manipulação, pela procura implacável do sucesso a qualquer custo, doa a quem doer… e em alguns dos casos até a prejudica a ela (marca pessoa). Mas o desejo de alcançar o sucesso e o reconhecimento dos outros é maior. É uma falta de consideração genuína pelos valores éticos e pela autenticidade. É um estilo que, embora possa trazer reconhecimento e sucesso superficial a curto prazo, tende a ser insustentável e potencialmente prejudicial a longo prazo, tanto para a pessoa quanto para aqueles que a rodeiam.

O Caminho Certo e Errado

Infelizmente algumas pessoas com muito talento e potencial acabam por seguir esse caminho, acreditando que a única maneira de se destacarem é por meio de táticas agressivas de autopromoção, exagerando nas suas conquistas, ou até mesmo recorrendo à desinformação e às fake news. Essas práticas não só são ética e moralmente questionáveis e reprováveis, como também corroem a confiança e a autenticidade — pilares essenciais de qualquer marca pessoal duradoura.

O Caminho Certo? Integridade, Autenticidade, Transparência. A verdade reside aqui. Não a ilusão. O valor genuíno de uma marca pessoal não é sobre si, mas sim sobre os outros.

Dicas para Identificar uma “Marca Pessoal Louca” e fugir!

Identificar e evitar uma marca “louca” é essencial para se proteger, seja consumidor, parceiro ou empregador. Apresento-lhe 5 dicas com as quais infelizmente já me deparei e que funcionam:

1. Verifique a consistência nas narrativas: desconfie de mudanças frequentes na narrativa ou de histórias que parecem exageradas ou impressionantes.

2. Analise a qualidade das conexões e do feedback: veja como essa marca pessoa interage com os outros na sua rede.

3. Avalie a reação a críticas ou feedback negativo: uma marca pessoa incapaz de aceitar críticas ou feedback negativo de forma construtiva pode indicar uma falta de profissionalismo e maturidade.

4. Verifique a reciprocidade: marcas que só parecem retirar mais do que dão podem não ser ideais para envolvimento a longo prazo.

5. Confie na sua intuição: se algo parece errado ou bom demais para ser verdade, provavelmente é.

Exemplos a Seguir e a Evitar

Considere a diferença entre uma marca pessoa que usa as redes sociais para partilhar conteúdos relacionado com conhecimento, competências e experiências autênticas, promovendo o diálogo e a aprendizagem mútua, versus alguém que se concentra exclusivamente na autopromoção, ignorando o sentido de comunidade e envolvimento genuíno.

A "Marca Pessoal Louca" é um lembrete para todos sobre a importância de construir uma marca pessoal sobre os alicerces da ética e da autenticidade. Lembre-se que as marcas pessoais que prosperam a longo prazo são aquelas que se destacam pelo talento, e que são construídas com integridade, transparência e compromisso. E tão bom que isso é para se ter uma boa noite de sono e um dia feliz.

Coolhunting

Toma nota: estes são os sapatos mais confortáveis para casamentos

Também não gostas de trocar de sapatos a meio de um casamento? Estes não saem dos pés do início ao fim. Palavra de Versa.

Coolhunting