Christian Louboutin no Hotel Vermelho | Fotografia: José Castellar
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Vermelho Lagoa, o novo hotel de Christian Louboutin em Melides

Em entrevista exclusiva à VERSA, Vera Gonçalves, a nova diretora do Hotel Vermelho, em Melides, faz um balanço do primeiro ano do hotel de 5 estrelas projetado por Christian Louboutin e revela que o designer se prepara para abrir o Vermelho Lagoa.

Nascida e criada numa família de hoteleiros, a indústria da hospitalidade sempre fez parte da identidade de Vera Gonçalves que, apesar de ter experimentado outras áreas, deixou-se conquistar pela hospitalidade há mais de 10 anos.

Curiosa e autodidata por natureza, trabalhou em vários projetos a nível internacional e foi numa destas experiências que teve a oportunidade de trabalhar com Christian Louboutin, que lhe apresentou o projeto Vermelho, em Melides, na sua fase inicial.

Um ano após a inauguração do Hotel Vermelho, Vera Gonçalves assume a direção do projeto. “A vida não nos levou a trabalhar juntos logo desde essa altura, no entanto é uma honra assumir este projeto que demonstra ser uma réplica exata das ideias que Christian Louboutin me apresentou há alguns anos e que, no seu primeiro ano, já está a superar todas as expectativas graças ao trabalho que tem sido desenvolvido por toda a equipa”.

Em entrevista exclusiva à Versa, Vera Gonçalves faz um balanço do primeiro ano da unidade hoteleira, que recentemente passou a fazer parte da Relais et Châteaux (uma associação de 580 hotéis e restaurantes exclusivos em todo o mundo) e revela os planos para o futuro, que passam pela inauguração de um novo hotel, o Vermelho Lagoa, no segundo semestre de 2025, com 10 quartos, SPA e vista para a Lagoa e Praia de Melides.

Vera Gonçalves, a nova diretora do Hotel Vermelho, em Melides

Inaugurado em abril de 2023, o Hotel Vermelho está a completar um ano. Qual o balanço que faz deste primeiro ano de atividade?

Sem dúvida que é um balanço extremamente positivo. Quando o Hotel Vermelho foi desenhado, existia uma intenção bem definida por parte de Christian Louboutin, proprietário e autor do projeto: criar um hotel que se sente como a casa de verão partilhada com amigos, onde quem entra se sente em casa, com liberdade para expressar o seu verdadeiro eu e a sua criatividade sem filtros nem restrições. Um lugar único para pessoas únicas, com o conforto e a tranquilidade do lar.

Essa intenção foi perfeitamente entendida tanto pelas equipas de desenho de todo o projeto, bem como pelas equipas operacionais que recebem os hóspedes todos os dias, e a verdade é que este é o feedback que mais recebemos durante este ano, o que deixa toda a equipa extremamente orgulhosa e com um sentimento de que a missão está a ser cumprida.

O que gostariam de destacar neste período, ou seja, o que correu melhor e o que precisa de ser melhorado?

Existem sempre pontos a melhorar, principalmente sendo um hotel e um projeto tão diferente e tão recente. Trabalhamos em melhorias continuas com base no feedback dos nossos hóspedes, mas de forma geral estamos felizes com os resultados deste primeiro ano.

No início de 2024 tivemos o prazer de receber um evento muito especial, sobre o qual posso apenas comentar que se tratou de um lançamento no mercado automóvel no qual, durante 10 dias, o hotel esteve reservado, em modo exclusividade, para este evento no qual recebemos diferentes personalidades e jornalistas de todo o mundo. Receber e organizar um evento desta dimensão é notável para um hotel de pequena dimensão e com apenas um ano de existência.

A destacar, sem dúvida, o trabalho feito pela nossa equipa operacional diariamente que se assegura de que todos os hóspedes possam usufruir da sua estadia da melhor forma possível e criar memórias únicas no Vermelho. Destaco ainda o trabalho que tem sido desenvolvido no restaurante Xtian onde o chef Emanuel Machado honra a cozinha que é tão nossa, a cozinha portuguesa, de forma notável, o que tem contribuído em grande escala para a satisfação de quem nos visita.

O que distingue o Hotel Vermelho das outras propostas de alojamento na região?

A nossa proposta é diferente por inúmeras razões, mas posso destacar a localização especifica, a aldeia de Melides, que tem um encanto tradicional muito próprio e que fazemos questão de respeitar e incluir nas nossas operações.

Outros fatores, tais como o facto de cada um dos nossos 13 quartos ser diferente e com uma personalidade muito própria de cada um, ou as obras de arte presentes um pouco por todo o hotel, algumas desenhadas por artistas de renome especificamente para o Vermelho, outras escolhidas por Christian Louboutin diretamente da sua coleção pessoal de artigos comprados durante as suas viagens um pouco por todo o mundo, o que cria um ambiente artístico e cultural único.

Quais os principais objetivos como diretora do Hotel Vermelho e que representa para si este desafio?

O meu objetivo principal é continuar a trazer a visão do proprietário à realidade diariamente, criando experiências únicas para os nossos hóspedes, bem como um ambiente seguro e confortável para todos os membros da equipa. Acompanhei o nascimento deste projeto muito de perto e, mesmo não estando presente na abertura, tenho acompanhado de perto o seu desenvolvimento. Ter a oportunidade agora de assumir este desafio é não apenas um passo importante na minha carreira, mas uma realização pessoal muito importante, como o renascer de um sonho antigo.

Um objetivo um pouco mais pessoal é reforçar no nosso país a ideia de que as mulheres também podem assumir cargos de liderança.

Quais os detalhes do Hotel Vermelho onde podemos sentir a influência de Christian Louboutin?

A influência de Christian Louboutin pode ser vista e sentida a partir do momento em que entramos no hotel, desde o design do próprio edifico aos ambientes criados pelo próprio por todo o hotel, passando pela decoração e standards de serviço. Todo o processo criativo passa pelo próprio que, com o apoio de amigos e parceiros artistas das mais diversas áreas, contribuem para a harmonia visual e funcional deste lugar tão especial.

Um detalhe curioso que posso partilhar é que cada visita de Christian Louboutin traz algo novo ao hotel. A sua mente de génio criativo nunca pára e anseia mais e melhor em todos os momentos. Torna-se muito dinâmico e extremamente interessante para os que nos visitam múltiplas vezes descobrir que há sempre algo novo, seja na decoração dos espaços comuns, uma peça de mobiliário adicionada nos quartos ou uma nova peça de arte adicionada nos corredores do hotel.

Quais os projetos que têm para este ano, bem como para o futuro?

Um dos objetivos para este ano foi cumprido muito recentemente, com a entrada do Vermelho Melides como membro Relais et Châteaux, o que por si só é uma afirmação da excelência de serviço de hospitalidade que pretendemos oferecer a todos os que nos visitam.

Quanto a novidades, podem contar com a abertura de uma nova unidade, o Vermelho Lagoa, com data prevista para o segundo semestre de 2025. No Vermelho Lagoa iremos contar com 10 quartos, SPA e vistas fantásticas para a Lagoa e para a Praia de Melides. Também estamos a analisar a possibilidade de abrir uma terceira unidade, num cenário diferente, onde trocamos o mar pela montanha, mas ainda é só um projeto.

Para os amantes de gastronomia, no Restaurante Xtian estamos a preparar uma nova carta com muitas novidades para este verão, que acredito que não vão querer perder. Tanto o restaurante, como o bar do hotel estão abertos a todos os clientes, mesmo que não sejam hóspedes do Hotel Vermelho.

 

 

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