Kristen Stewart
Coolhunting

O que calçar numa passadeira vermelha? As regras estão a mudar

Elegância não tem de ser sinónimo de saltos altos e também os sapatos rasos podem deslumbrar numa passadeira vermelha.

Em 2011, Uma Thurman surgiu na passadeira vermelha do Festival de Cannes com sandálias rasas. Poucos anos depois, em 2016, Julia Roberts andou descalça na passadeira vermelha e Sasha Lane usou umas botas estilo tropa.

Já em 2018, Kristen Stewart tirou os sapatos no meio da passadeira vermelha em protesto contra o dress code de Cannes. “Se não pedem a um rapaz que use saltos e um vestido, também não me podem pedir”, afirmou na altura Stewart ao The Hollywood Reporter.

Mas além de Cannes, foram inúmeras as ocasiões em que outras mulheres chamaram a atenção por não usarem saltos altos em eventos importantes, e as reações que estas decisões geraram foram proporcionais às críticas que receberam, segundo a Hola.

Entre muitos outros nomes, também Emma Thompson marcou presença nos SAG Awards de 2014 com umas sandálias rasas Louboutin, Millie Bobbie Brown levou uns ténis Converse All Star à edição de 2018 e Irina Shayk escolheu sabrinas nos British Fashion Awards em 2022, assim como na última MET gala, que homenageou Karl Lagerfeld.

Os sapatos rasos, sejam mocassins, sabrinas, ténis ou sandálias estão a tornar-se cada vez mais versáteis e, ao longo dos anos, têm vindo a ultrapassar barreiras, mas ainda há um caminho a percorrer. Continua a estar muito presente a ideia de que o salto alto deve ser um must-have numa ocasião mais formal ou de gala, e ver uma mulher de rasos num destes evento continua a ser, muitas vezes segundo a Hola, motivo de notícia.

Mas muitas marcas de moda já fazem questão de mostrar, seja através da suas coleções ou de apresentações específicas, que a elegância não tem de significar saltos altos.

Exemplo disso é a AVAVAV, marca com sede em Florença liderada pela diretora criativa sueca Beate Karlsson, que, em novembro do ano passado, simulou diversas quedas na apresentação da coleção primavera/verão 2023 na Semana de Moda de Milão, como forma de crítica pela obsessão da indústria por riqueza e status.

Percorre a galeria e recorda alguns momentos onde os saltos rasos se destacaram.

Coolhunting

Na praia ou na cidade: tu decides onde usar o novo conjunto do Lidl

Nas novidades de moda do Lidl, há um conjunto de camisola e calções leves, práticos e de várias cores. Tu decides onde usá-lo.

Coolhunting