A marca de luxo Saint Laurent está a vender aquela que poderá ser a roupa dos Nirvana mais cara de sempre.
São t-shirts em segunda mão, que fazem parte da coleção “The Vintage” da casa francesa e que podem custar milhares de dólares, com preços compreendidos entre os $690 (cerca de €630) e os $4450 (cerca de €4000, à taxa de câmbio atual).
Mas, atenção, elas não foram fabricadas pela Saint Laurent. Eram vendidas em stands de madeira nos concertos da banda, foram mais tarde adquiridas pela Maison e estão agora de novo à venda, sobretudo online.
Os fãs da banda não se mostraram muito contentes e os comentários não tardaram a surgir, criticando os valores. “O oposto do que Kurt [Cobain] gostaria. Ele achava que $20 era muito para dar por um bilhete de concerto”, pode ler-se num dos comentários.
“Kurt ficou furioso com os preços dos bilhetes de 50 dólares. Iria ficar ainda mais zangado com isto”, escreveu um outro fã, enquanto alguém acrescentava: “KC atualmente está a dar voltas no túmulo a 45 RPM”.
No entanto, a maioria das t-shirts já foi vendida, o que só mostra que as pessoas estão dispostas a pagar bem por uma peça de merchandising que outrora era banal e hoje simboliza o toque, o corte e a aparência de um estilo de vida de uma época que nunca mais vai voltar a ser vivida.
De acordo com a Highsnobiety, embora os preços possam parecer chocantes, é natural que algum merchandising vintage esteja a tornar-se mais colecionável e único e, por isso, mais valioso. Além disso, o facto de esta venda ter a participação de uma casa de luxo como a Saint Laurent, acrescenta algumas centenas de dólares a qualquer etiqueta de preço.