É curioso como temos sempre a sensação de que não paramos de descobrir Portugal, dos castelos às praias que se parecem esconder. O verão é a estação por excelência para explorar o país à boleia das férias e do bom tempo, e uma vez que os passeios à procura da cultura e das paisagens fazem parte do roteiro, trazemos uma sugestão.
Há um miradouro que apesar de somar séculos de história, poucos sabem que existe e que dele tem-se uma vista privilegiada sobre o azul intenso do mar que contorna a falésia que se estende entre São Vicente e Sagres, no Algarve.
Está situado na antiga Fortaleza de Beliche, também conhecida como Fortaleza de Santo António de Beliche, plantada sobre o Cabo de São Vicente, no concelho de Vila do Bispo, e é desconhecida a data de construção.
No entanto, sabe-se que a estrutura como hoje a conhecemos funciona desde o século XVI, mais precisamente desde o reinado de D. Filipe III, que decidiu reforçar este lado da costa portuguesa com uma muralha, de modo a proteger o território dos frequentes ataques de piratas e corsários do Norte da Europa.
Apesar de ter sofrido danos com o ataque do corsário Francis Drake em 1587 e o terramoto de 1 de novembro de 1755, foi possível repará-la e a fortaleza até chegou a ser convertida numa pousada em 1960. Hoje, está encerrada ao público e apesar de não ser possível admirar o que ficou da sua história, incluindo a capela consagrada a Santa Catarina no interior, é o ponto de partida para a paisagem circundante.
A vista é apreciada através do miradouro adjacente à então Fortaleza de Beliche, que poucos conhecem, mas vão bem a tempo de explorar este verão.