A apenas duas horas de carro de Portugal, encontramos na Galiza um dos miradouros com uma das vistas mais impressionantes da Península Ibérica. A zona da Ribeira Sacra, uma região galega considerada Património Mundial da Humanidade da UNESCO, tem uma grande diversidade de bosques, miradouros e cascatas que vale a pena conhecer.
Apesar de o nome poder fazer crer que deste ponto se avista a capital espanhola, neste miradouro conhecido como Balcones de Madrid o horizonte esbarra nas vistas sinuosas do rio Sil, o principal afluente do rio Minho que rodeia o canhão do Sil ao longo de três quilómetros.
O seu nome, esse, deve-se ao facto de as mulheres dos barquilheiros, vendedores ambulantes de barquilhos (uma espécie de bolacha), profissão muito popular em Espanha durante o século XIX e inícios do século XX, se despedirem dos seus maridos que migravam para a capital espanhola em busca de uma vida melhor a partir do cimo deste local.
As vistas do miradouro Balcones de Madrid sobre o desfiladeiro do Sil são verdadeiramente impressionantes, sendo um local de fácil acesso. A uma centena de metros do desfiladeiro, existe um parque de estacionamento e uma zona de piquenique.
Este miradouro está apenas a três horas de distância de uma viagem de automóvel desde a cidade do Porto ou a cerca de duas horas de Vila Nova de Cerveira.
A forma mais fácil de obter direções é colocar o seu nome numa aplicação como o Google Maps ou Waze.