Praça de María Pita, A Coruña - Fotografia; Rita Afonso
Evasão

48 horas na Corunha: onde ficar, o que visitar, onde comer

Demos um saltinho até à capital galega e fizemos um pequeno roteiro para ti. Se não conheces, este pode ser o momento ideal para ires até lá.

A Corunha é uma das quatro capitais da província da Galiza (as outras três são Lugo, Ourense e Pontevedra), no norte de Espanha. Assim podes não reconhecer, mas talvez se disser que é a terra natal de Amancio Ortega Gaona, o presidente e fundador da Inditex - grupo de empresas proprietária de marcas como Zara, Massimo Dutti, Oysho etc. - já poderás chegar lá mais facilmente.

Demos um salto até lá para conhecer alguns projetos culturais e aproveitámos para reunir alguma informação útil para quem quer visitar o local e conhecer um pouco melhor esta zona. Estas são as nossas sugestões:

Onde ficar

O Hotel A Coruña Finisterre é uma ótima opção porque fica mesmo no coração da cidade, próximo do centro antigo e do Centro de Congressos Palexco. É a base ideal quer esteja na cidade em negócios ou em lazer. Tem vista para o mar e fica a uma curta caminhada da enseada. Está literalmente a cinco minutos da parte antiga da cidade, Plaza María Pita e La Marina. Tem uma das melhores vistas da cidade que podes apreciar a partir de qualquer quarto.

O que ver

A Corunha tem excelentes museus como o de Belas Artes, a Casa das Ciências, o Domus ou o Arqueológico, no Castelo de San Antón.

Podes passear na praça do Obelisco, no centro da cidade, e seguir pelas ruas Real e Rego de Auga, cheias de comércio, que vão dar à praça de María Pita, onde está também a Câmara Municipal.

A partir desta praça, entras na cidade velha, e aí podes visitar a Igreja de Santiago, a praça de Azcárraga, a Colegiada de Santa María muito perto do Museu de Arte Sacra, ou a praça e convento de Santa Bárbara.

Passeia pelo o Jardim de San Carlos ou, se preferires mais  animação, pelos Jardins de Méndez Núñez, em pleno centro. Visita o Jardim de San Carlos, ao lado do Museu Militar e da Fundação Luís Seoane, um parque romântico muito agradável e um bom miradouro sobre a cidade.

O Castelo de San Antón também é um local a não perder. Daqui, desce até ao Passeio Marítimo para a Torre de Hércules. Não te esqueças de passar pelo El Muelle de la Batería, onde podes visitar a exposição de Steven Meisel, um dos maiores fotógrafos de moda da atualidade.

Onde comer

Dois dias dá para experimentar mais do que apenas dois restaurantes, mas estas sugestões são imperdíveis e ambas estão no Guia Michelin.

O Terreo Cocina Casual combina a cozinha tradicional com novas técnicas e a comida é maravilhosa. Na Taberna de Miga vais encontrar as melhores ostras do mundo. É uma taberna ao estilo bistro com uma esplanada, um bar onde podes petiscar e duas pequenas salas para quem quer comer sentado. Os pratos são perfeitos para partilhar. Tanto num como noutro, é preciso reserva.

Coolhunting

A teimosia de Leonardo DiCaprio quase o fez perder papel em "Titanic"

O Jack de "Titanic" podia ter sido interpretado por outro ator, se Leonardo DiCaprio não deixasse a teimosia de lado. O realizador do filme fez revelações inéditas.

Evasão